Você sabia que já existem empresas ecologicamente corretas? Os gestores de organizações começaram a se preocupar com o impacto causado pelas mesmas no meio ambiente devido à escassez de recursos naturais, que afeta diretamente a produção. Além disso, os consumidores passaram a valorizar os produtos ambientalmente corretos, mesmo que para isso seja necessário pagar um valor maior.

Daí a importância de as empresas e consumidores entenderem o impacto no meio ambiente causado pelas escolhas que fazem. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a ler nosso post!

Qual a importância de as empresas se preocuparem com o meio ambiente?

As empresas somente começaram a se preocupar com a sustentabilidade na década de 80. Nesse período, os gestores passaram a perceber que os gastos com proteção ambiental não eram em vão, mas sim uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Com isso, surge o conceito de gestão ambiental, onde a empresa desenvolve e implanta estratégias e políticas com o objetivo de preservar o meio ambiente. E cada vez mais as organizações têm investido nesse aspecto, sempre com o intuito de aumentar a produção sem causar maiores danos ambientais.

Para se ter uma ideia da necessidade de as empresas se preocuparem com a preservação meio ambiente, 51% dos consumidores brasileiros dão prioridade aos produtos ecologicamente corretos. Além disso, 86% consideram que a preocupação ambiental por parte das organizações agrega um maior valor à marca.

Como minhas escolhas podem ajudar o meio ambiente?

Todos nós podemos e devemos ter atitudes ecologicamente corretas. Mas como posso ajudar o meio ambiente através das minhas escolhas? Por meio do consumo sustentável. Ele está relacionado às práticas de aquisição dos produtos e serviços que têm o intuito de diminuir e até mesmo eliminar os impactos causados ao meio ambiente.

Todos os produtos que consumimos possuem uma história, que se inicia na extração das matérias-primas e termina no seu descarte. Cada uma dessas etapas tem uma maneira de agredir o meio ambiente ― rejeitos produzidos, emissão de gases poluentes e extração de matéria-prima, por exemplo.

Por isso, é importante que a escolha dos produtos leve em consideração todo o seu ciclo, desde a compra até o descarte. Assim, é possível que o material tenha aproveitamento máximo, evitando o desperdício e reduzindo os impactos causados durante a produção.

Além disso, existem algumas escolhas que podem ajudar a reduzir o impacto negativo no meio ambiente, como:

  • Escolher produtos que tenham embalagens recicladas;
  • Comprar materiais cujas embalagens podem ser reutilizadas posteriormente;
  • Utilizar produtos que economizam energia, como lâmpadas de led;
  • Não descartar óleo na pia da cozinha, evitando a contaminação dos rios e solos;
  • Optar por produtos de empresas que tenham políticas de responsabilidade ambiental;
  • Utilizar impressão UV, que é ecologicamente mais limpa se comparada à tinta solvente;
  • Trocar a lona de plástico como substrato por um tecido ― uma técnica que já é comum na Europa. O plástico agride o meio ambiente, devido às substâncias químicas que o compõem, e demora para se decompor na natureza. Já o tecido possui um tempo de deterioração menor, fazendo com que a agressão ambiental seja reduzida.

Todos nós podemos diminuir o impacto no meio ambiente através de nossas escolhas! Não somente as empresas são responsáveis pela conscientização ambiental. Cada atitude tomada pode impactar positivamente no meio ambiente e reduzir os danos nele já causados!

Conhece mais alguma escolha que pode ajudar o meio ambiente e não citamos aqui? Então compartilhe com a gente nos comentários!