Toda empresa que trabalha com o comércio, seja atacadista ou varejista, tem um calendário agitado. Cada data comemorativa representa uma oportunidade para vender mais. E o Dia dos Pais é a grande data memorável do início de agosto.

Porém, não basta sentar e esperar que os clientes simplesmente entrem na sua loja nesta ocasião: é preciso fazer com que ela se torne atrativa. E sua melhor ferramenta nesta situação é ter uma “vitrine Dia dos Pais” bem decorada, encantadora e que desperte no seu cliente a ideia de que essa é a época ideal para comprar seu produto.

Pensando nisso, apresentamos hoje 9 dicas para que você saia na frente da concorrência na decoração da sua vitrine de Dia dos Pais. Acompanhe!

1. Seja temático e use cores específicas

Com tantas lojas vendendo produtos parecidos, é muito importante para sua marca buscar sempre se sobressair. E com uma vitrine temática é possível fazer isso. O papel da vitrine, em geral, é de impressionar o consumidor positivamente, atraindo-o para dentro da loja. Então, aproveite o Dia dos Pais para se destacar dos concorrentes.

Se a decoração é para a vitrine de Dia dos Pais, use elementos que tenham a ver com eles. Não adianta elaborar uma vitrine maravilhosa, mas com cores ou imagens que não condizem com a data, pois além de estar fora do tema, ela não dará sinais típicos para os consumidores de que ali ele encontrará o presente ideal para seu pai. É preciso jogar com a clareza de marketing.

Concentre-se em cores como cinza ou marrom, no caso de lojas mais clássicas, ou cores como verde e azul para as lojas mais casuais. O importante é que você mantenha sua vitrine harmoniosa e mostre seus produtos com clareza, de forma que os tons escolhidos apenas complementem bem o que está sendo exposto.

Procure dar destaque aos produtos que mais desejados. Aproveite alguns elementos infantis também, pois a data é celebrada principalmente entre o homem e seus filhos.

2. Aposte na criatividade

Ao elaborar sua vitrine, ao invés de amontoar elementos soltos e desarmônicos, experimente usar sua criatividade para construir uma cena. Mensagens espirituosas, adesivos diferenciados e elementos que elevem a figura do pai na vida do filho são muito bem-vindos.

Inove nas cores, escolha bem suas imagens e abuse de elementos que a sua concorrência não dispõe — desde que não poluam a sua vitrine. Propostas divertidas vão bem inclusive com lojas de tons mais sérios, mostrando que elas também têm bom humor para lidar com o dia a dia do negócio.

Assim como acontece com a decoração natalina nos shoppings, essa estratégia é muito eficaz: as pessoas param para observar e entender uma decoração de vitrine bem elaborada e que praticamente conta uma história.

3. Tenha bom gosto

Uma bela decoração de vitrine não precisa ter todos os elementos caros possíveis. Na verdade, muitas vitrines são criadas com um conceito minimalista, ou seja, usando menos itens. Isso depende muito do tipo de produto e cliente com os quais você trabalha.

De qualquer maneira, procure usar o bom gosto ao escolher o que fará parte da sua decoração. Preocupe-se com questões como combinações de cores, iluminação e visibilidade.

4. Chame a atenção das pessoas

Pode-se optar por uma decoração bem minimalista e escolher um único elemento de grande impacto, por exemplo. Uma imagem bem colocada que tenha a ver com os benefícios da paternidade pode fazer com que o público se relacione com o exposto, acabando por criar uma experiência positiva que agrega valor à sua marca.

Esse elemento pode ser mais comemorativo, celebrando o dia dos pais, ou pode ser um elemento de demonstração, que apresente um produto relacionado à marca. O importante é que ele seja o coração da vitrine e não tenha que disputar espaço com outras informações.

Despertar a curiosidade do público é essencial: a vitrine deve chamar a atenção e conter produtos disponíveis na loja, ao mesmo tempo que não exaure as informações sobre cada um deles: a intenção é que os clientes se sintam intrigados o suficiente para entrar na loja e conhecer melhor a variedade de itens oferecidos.

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5. Apresente informações assertivas

Uma boa decoração de vitrine encanta, desperta a curiosidade, mas também informa! Se você tem alguma coisa importante a dizer aos seus clientes — como uma promoção, uma informação sobre seu atendimento ou o lançamento de um produto — ela é o local certo para fazer isso.

Mas faça isso de forma clara: tenha em mente que tanto a comunicação indireta, por meio de displays e decoração, e a comunicação direta, através de banners, não podem competir. Elas devem ser complementares.

Informação demais pode poluir o seu mostruário e gerar dúvidas e descontentamento no público: o ideal é determinar onde cada elemento será colocado. Tente garantir que uma coisa não esteja atrapalhando a visão da outra.

6. Não deixe de inovar

Falando sobre as campanhas e temas para as vitrines, algumas ideias para o Dia dos Pais já são velhas conhecidas do público, então fuja do óbvio.

Não se deixe levar por velhos clichês que ainda figuram nas campanhas dos concorrentes. Temas como “super pai” soam tão originais quanto as famosas promoções de aniversário onde “quem ganha o presente é você”. 

Pense sobre o Dia dos Pais, o que significa a relação pais e filhos e tente trazer emoção e criatividade para a montagem da sua vitrine.

Acrescente um toque de tecnologia à sua decoração de vitrine. Um aparelho de TV que exiba vídeos temáticos sobre o Dia dos Pais é uma opção bem prática.

É possível ainda que você vá ainda mais fundo e inclua projetores holográficos ou telões interativos. Neste caso, pode-se passar um jogo esportivo para que pais e filhos se divirtam juntos na frente da loja, por exemplo.

Preste atenção apenas a um detalhe: é preciso que toda essa “modernidade” esteja alinhada com o estilo de sua loja. Em um empório vintage, por exemplo, essa estratégia talvez não seja a melhor escolha.

decoracao de vitrine dia dos pais

Dicas extras

Crie a vitrine Dia dos Pais de acordo com o perfil do seu público

Quer atrair visitas qualificadas em sua loja? Pense e crie a vitrine de acordo com o perfil do seu público! A maioria dos consumidores está atento ao perfil de seu pai e quer comprar algo que está de acordo com o seu gosto: uma vitrine que combine com este contorno certamente o atrairá mais que aquelas que focam em outras características.

Aventureiro, clássico, ligado em música… Cada filho espera surpreender seu pai dando a ele algo que, apesar de inesperado, possa trazer contentamento. Exponha sempre aquilo que esteja interligado com o seu consumidor ideal.

Se seu produto atende a mais de um perfil, é interessante montar uma vitrine que dê conta de todos eles, preferencialmente lado a lado, dando destaque a cada um de maneira exclusiva.

Ofereça praticidade aos clientes

A maioria dos homens deseja eficiência no momento de comprar. Pensando especialmente em seu público masculino, vale a pena oferecer pacotes já prontos para agradar o pai de cada estilo. Eles certamente gostarão de ideias de composições e kits.

Como um todo, a exposição de boas composições na vitrine é capaz de atrair a atenção do cliente e oferecer praticidade, mostrando ao consumidor que não precisa recorrer a diversas lojas para encontrar o que procura — e que seu negócio é capaz de satisfazer a todas as suas necessidades.

Utilize elementos externos na decoração da vitrine

A tendência das vitrines que exaltam o Dia dos Pais é trabalhar com poucos componentes e focar em imagens e exibição de um menor número de produtos.

Na contramão dessa inclinação, destaca-se quem é capaz de agregar novos elementos e lançar mão de recursos externos, que sejam capazes de destacar a qualidade dos produtos de uma loja em relação aos da concorrência.

Tem uma loja de roupas? Utilize elementos da alfaiataria para decorar a vitrine, como fitas métricas e itens que evidenciem como as peças tem um bom corte. Vende bebidas? Que tal aguçar a curiosidade do público com uma seleção de garrafas com belos rótulos bem organizadas?

É possível utilizar painéis e letreiros para chamar atenção. Luzes coloridas e fontes de letras diferenciadas são uma boa pedida.

E então, entendeu de vez como decorar bem a sua vitrine de Dias dos Pais para atrair mais clientes e fechar um maior número de vendas? Então curta nossa página no Facebook e não perca mais nenhuma dica para incrementar a comunicação visual do seu negócio!

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