A técnica do visual merchandising se fundamenta no uso criativo do espaço de uma loja para divulgar seus produtos de forma positiva e muito mais atraente para os consumidores.

Quando é bem feita, pode aumentar bastante o faturamento do comércio varejista. Que tal saber mais um pouco sobre como o visual merchandising pode impactar nas vendas de seu negócio?

Confira então no post que preparamos pra você:

O visual merchandising amplia as dinâmicas de atração dos clientes

Uma coisa que todo empreendedor que vai ter um negócio varejista deve ter em mente, desde o momento em que abre sua empresa, é que a comunicação com os consumidores não se resume apenas a ações de marketing externas. Há bem mais ferramentas, às vezes até mais poderosas, do que a divulgação de seus produtos em mídias digitais ou de largo espectro e anúncios comuns. Se você investir no visual merchandising ou na comunicação visual dentro do ambiente de sua loja, poderá criar uma dinâmica tal que as pessoas poderão ter uma sensação de bem-estar e ficar mais propensas a saber mais sobre determinadas mercadorias.

E existe um enorme contingente de elementos que podem ser utilizados, como cartazes, banners, painéis, adesivos de vitrine, o jogo de cores, outros insumos sensoriais (que lidam com o olfato, audição e tato). Displays digitais e instalações interativas, por exemplo, também causam mais interesse nas pessoas – chamam a atenção para dentro de sua loja e para certos produtos em exposição.

O visual merchandising reflete mais a sua marca

Quando esta técnica é empregada da maneira correta, você coloca em evidência os detalhes e as características de sua marca. Ela salta aos olhos de quem passa. É uma forma de assentar no mercado um sentido de identidade e consistência da empresa, que vai se destacar de todas as outras. Isso porque seu varejo, mesmo que você venda vestuário ou eletrônicos, alimentos ou peças de carro, terá qualidades que ficarão registradas na memória das pessoas. Um aroma ou visual específico, um jogo de cores ou bom gosto de design de interiores. Isso tudo tem influência na relação que os clientes possuem com sua marca, na hora de comprar seus produtos e quando contam para outras pessoas o que compraram em sua loja.

Blog-Instagram

O visual merchandising engaja mais os compradores

Além de marcar bem um registro de memória nas pessoas, é claro que uma loja acolhedora e atraente cria uma impressão bastante positiva. Ela demonstra que é pensada e bem cuidada, e por isso encoraja as pessoas a entrarem em seu ambiente. Seu espaço interno é interessante, bonito, diferente. Mas também vai ajudar a guiar os consumidores a encontrar os produtos certos para suas necessidades. O visual merchandising contribui para produzir uma experiência de compra positiva para os clientes, abrindo caminho para que eles façam novas visitas para outras aquisições no futuro.

O visual merchandising é positivo para o aumento de vendas

Quando feito de forma eficaz, a técnica pode aumentar as vendas, orientando as pessoas para os produtos que eles querem ou de que precisam. E pode também ajudá-las a descobrir novos produtos e soluções. Um elemento visual pode encorajar um cliente a ver uma mercadoria que não estavam buscando originalmente. E a estrutura sensorial total do lugar pode lhe trazer o conforto necessário para ficar mais tempo na loja, pesquisar mais e comprar mais.

A comunicação eficaz do visual merchandising pode ser o pulo do gato para sua loja, a tática de mercado que estava faltando para aumentar suas vendas. Você já parou para pensar nisso? A propósito, como você faz o visual merchandising de sua loja? Conte pra gente através dos comentários!

CTA ebook3