Muitos empreendedores e donos de negócio investem muito dinheiro em ações de marketing externas para levar os clientes aos seus estabelecimentos. Os anúncios e promoções são feitos para gerar nos consumidores a vontade de se dirigir até a loja e conhecer mais os produtos e as soluções que a empresa oferece para suas demandas de consumo.

Só que muito ainda pode ser explorado quando as pessoas estão dentro da loja, não só para facilitar a identificação dos produtos, mas também para atuar no desejo de compra e no conforto dos compradores. E uma das formas de fazer isso é com a sinalização da loja.

Que tal ficar por dentro de como você poderia aproveitar isso em sua loja e descobrir a importância de uma boa comunicação visual? Confira então o que preparamos pra você!

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Sinalização de loja X experiências de compra

Quando um cliente entra em sua loja, não existe a garantia de que ele vai adquirir seu produto, mas se acende uma oportunidade de venda. Se os seus anúncios e promoções trouxeram os consumidores até a sua loja, é chegado o momento de utilizar outros recursos como adesivo para vitrine ou banner para mexer com seus sentidos e promover as ações de consumo.

E é aí que a sinalização da loja entra, permitindo que os produtos que você expõe sejam vistos da melhor maneira possível e aumentando o valor percebido pelo consumidor, sugerindo então um instantâneo impulso ao consumo.

Estimulando os sentidos dos consumidores

Dentre os fatores que importam em uma boa sinalização da loja, estão os estudos de circulação dos clientes dentro da loja, o layout e a ambientação, o que passa por pesquisas das cores mais indicadas para as áreas e PDVs (pontos de venda), som de fundo e até os aromas usados no espaço.

Além disso, um aspecto de alta importância é a sinalização e as informações dos produtos, criando-se uma identidade para a loja, e ao mesmo tempo incitando para o consumo.

Apresentar os produtos de forma eficaz estimula o interesse das pessoas. Elas farão menos perguntas aos vendedores – e serão perguntas mais voltadas para a concretização da compra.

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Influenciando por meio da cor

Para se ter uma ideia, inúmeros estudos comprovam que a paleta de cores que você aproveita dentro de sua loja pode impactar severamente nas suas vendas e na maneira como os clientes são atraídos para seus produtos e PDVs.

Quando um potencial cliente anda pela primeira vez em sua loja, ele faz um julgamento subconsciente sobre o ambiente e seus produtos ao longo dos primeiros 90 segundos de visualização inicial. E grande parte dessa primeira impressão é influenciada pelas cores.

Pelo menos metade das pessoas não voltará à loja se elas não gostam da estética. Além disso, diversos estudos científicos comprovam que mais de 90% das decisões de compra são baseadas na aparência visual.

O bom contraste favorece a leitura, além do que as cores estimulam emoções. Se o azul, por exemplo, transmite confiança, o laranja tem efeito energético e de alegria. O rosa tem efeitos calmantes sobre o observador, além de atuar sobre o sistema endócrino e relaxar a musculatura tensa. Isso quer dizer que o cliente tenderá mais a voltar a uma loja que usa o azul e o rosa, em vez do laranja, em seu ambiente interno. Mas esse é só um de muitos exemplos que você poderia aproveitar.

A correta sinalização da loja aumenta as vendas de momento, mas também é uma tática adequada para fazer com que os clientes tenham vontade de voltar o quanto antes e mais vezes para seu estabelecimento devido a experiência de compra mais fácil e agradável.

Ou seja, a tática não é só um instrumento de atração para novos clientes, mas um importante fator de fidelização e para que sua marca se torne destacada e bem lembrada no mercado.

Você já pensou em usar uma boa estratégia de sinalização na sua loja? Caso já tenha uma, como funciona? Deixe seu comentário contando pra gente!

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