Usar técnicas de marketing para a divulgação da sua loja é muito importante. Porém, isso só permite gerar um impacto nas vendas se você conseguir aumentar a conversão dos novos “visitantes” em “clientes”. Essa conversão pode ser representada através da taxa de conversão de vendas, que é a fórmula da relação entre o número de clientes que entram em contato com seu negócio e o número efetivo de vendas. Para aprender como você pode otimizar essa taxa, confira nossas dicas!

Calculando sua taxa de conversão

Antes de mais nada, é necessário saber calcular a sua taxa de conversão de vendas. Basta pegar o número de clientes que compraram, multiplicar por 100 e dividir pelo número de visitantes que entraram na loja.

A formula é essa: [(Número de clientes que compraram) x 100] / (Número de visitantes que entraram na loja) = Taxa de Conversão (%)

Se a sua loja recebeu 50 visitantes durante o dia e 15 compraram algo. O cálculo seria: [15 x 100] / 50 = 30% de taxa de conversão nesse dia.

Esse mesmo cálculo pode ser feito para diferentes períodos de tempo, como uma semana, um mês ou um ano. Se a sua loja tem diferentes departamentos, ele pode ser aplicado individualmente para cada setor.

 

Analise a taxa de conversão de vendas atual

O primeiro passo para aumentar a taxa de conversão é entender possíveis razões por trás da taxa atual. Afinal, mesmo que a taxa atual seja boa, ela ainda pode ser otimizada.

Alguns dos seus visitantes certamente ainda não estão fazendo a conversão para clientes; e cada um deles tem um motivo específico para não comprar na sua loja. Talvez seja o atendimento, o ambiente da loja, o mix de produtos oferecidos ou os preços.

Identifique as principais razões que levam um visitante a sair da sua loja sem realizar nenhuma compra, fazendo pesquisas de opinião com esses visitantes. Então, use os dados obtidos para prosseguir com as próximas dicas.

Proporcione atendimento de excelência

Um dos problemas que mais afetam a taxa de conversão em lojas é o atendimento, pois o equilíbrio entre “falta” e “exagero” neste quesito é muito fino. Para atingir esse equilíbrio, sua equipe de vendas deve ser bem treinada.

O atendimento não pode apressar nem pressionar o cliente em sua decisão de compra, mas deve tratá-lo com atenção total, disposição e simpatia. Também é importante criar um diferencial em relação ao atendimento da concorrência, por exemplo, oferecendo cortesias e desenvolvendo uma política de pós-venda.

Garanta um ambiente propício

Um ambiente propício às vendas deve ser organizado, limpo e facilitar a localização dos itens. Produtos que são mais procurados ou mais divulgados devem estar em locais de destaque na vitrine para atrair os visitantes e estimular a conversão em cliente.

Também é importante que haja itens de mostruário e teste, para que o cliente possa ver e experimentar. Essa possibilidade de interagir mais de perto com os produtos pode eliminar as últimas dúvidas do visitante quanto à compra.

Agilize o pagamento

Um problema muito comum nas lojas virtuais é o caso do cliente que abandona o carrinho antes de finalizar a compra, porque o processo de cadastro no site é muito longo ou complicado. Essa situação tem um paralelo nas lojas físicas: quando a fila do caixa é muito longa ou lenta, os visitantes podem desistir da compra no último minuto — especialmente em horários críticos, como o horário de almoço, em que as pessoas dispõem de pouco tempo.

Para evitar que isso aconteça, você pode aumentar o número de caixas disponíveis em horários de pico. Distribuir os caixas em diferentes pontos da loja também reduzirá o tamanho das filas. Outra opção bem interessante é implementar um sistema de autoatendimento no pagamento.

Alinhe sua equipe de vendas

Para terminar, não podemos esquecer do papel importantíssimo desempenhado pelos seus funcionários. Para aumentar a taxa de conversão, é essencial que a equipe de vendas:

  • Esteja bem treinada para o atendimento;
  • Tenha ciência das metas;
  • Esteja motivada para o trabalho.

Você, como gestor, precisa atuar junto a essa equipe para melhorar a comunicação, identificar dificuldades, oferecer feedback e recompensar os funcionários de acordo com seu desempenho.

Agora você já sabe como otimizar a taxa de conversão de vendas da sua loja, através de uma estratégia focada em melhorar o atendimento, o ambiente e a experiência de compra. Gostou das nossas dicas? Então, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com seus amigos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

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