O ponto de venda é uma excelente maneira de expor, divulgar e informar sobre certos produtos de seu estabelecimento.

Mesmo diante do atual e irrefreável crescimento das compras on-line, muitos consumidores preferem comprar em lojas físicas. E é aí que entra a importância de ter um bom ponto de venda (PDV), equipado e planejado, nas promoções que sua empresa tem.

Quer saber mais sobre o assunto, descobrir como melhorar o seu ponto de venda e alavancar as vendas? Então confira este post que preparamos pra você!

Conquiste a atenção dos consumidores para seu ponto de venda

A grande vantagem que o consumidor vê em ir até um local de vendas é que ele pode olhar os produtos e manuseá-los, diferente do que pode fazer nas lojas virtuais. Suas experiências de consumo podem se tornar muito mais pessoal e interessante. Mas o lojista tem que saber como tal estratégia pode ser colocada em prática, pois pouco adianta ter uma mercadoria de boa qualidade e ótimo preço se o seu PDV não chega de forma encantadora e persuasiva até seus clientes. É essencial saber como promover seus produtos para elevar as vendas dos mesmos.

Use as táticas de merchandising corretamente em seu PDV

A publicidade visa atrair os consumidores para os produtos. Mas existem várias táticas que um lojista pode se valer para captar mais ainda a atenção dos compradores e impulsionar as suas vendas. Além dos preços, o uso adequado de cores, o tamanho das letras que anunciam suas promoções, o posicionamento dos biombos e prateleiras, a arquitetura do PDV – muitas coisas podem influenciar o comportamento e as sensações das pessoas. Os pontos de venda podem até fazer parte de uma campanha multissensorial, harmonizando seu poder visual a aromas e a sons aplicados ao ambiente. A experiência do cliente com o que está exposto será altamente potencializada.

Blog baixe ebook2

Facilitando o acesso dos clientes aos produtos

Algumas estratégias e formas específicas do PDV podem complicar a boa visibilidade e a saída das mercadorias. Isso pode penalizar os produtos que representam margens pequenas de venda. Por isso o vendedor precisa ter uma ótima análise de seu ambiente na loja e fazer mapas que demonstrem a circulação dos clientes na loja, a fim de identificar os melhores locais para que possa posicionar seus produtos. É bem válido que a promoção esteja bem exposta e sinalizada, seguindo um modelo visual que não agrida a identidade da marca.

Aumente a quantidade de vendas na loja

Ter um bom ponto de venda não quer dizer apenas que você terá ótimas estratégias para que elas continuem a crescer. Mas é uma forma eficiente também para se prevenir a queda de comercialização em seu negócio, impedindo que seus clientes em potencial não procurem a concorrência em busca de produtos semelhantes. Se eles reparam as mercadorias em sua loja e se sentem atraídos por elas, isso irá atiçar seu impulso de consumo. E é muito mais difícil e caro correr atrás para recuperar os clientes perdidos com posteriores ações de marketing, do que investir em boas estratégias de PDV e aproveitar a presença dos compradores em sua loja.

Você pode até conseguir atrair os consumidores para a sua loja com suas ações de marketing, mas se não tiver ótimos PDVs, poderá perder dinheiro à toa. Como você tem aproveitado seus espaços internos e exposto suas mercadorias? Conte-nos como irá aplicar nossas dicas desse post em seu ponto de venda deixando seu comentário e participando da conversa!

Solicite Orcamento