Com tantas alternativas e ferramentas de comunicação e marketing, entender como se aplica cada uma delas parece uma tarefa apenas para especialistas.

Para que você possa escolher as melhores estratégias para o seu negócio, é importante conhecer as possibilidades na hora da tomada de decisão. Uma das confusões frequentemente feitas é entre visual merchandising e promoção de vendas.

Você sabe qual é a diferença entre elas? Preparamos um post pra você para explicar como elas podem otimizar a sua gestão de vendas. Quer saber mais? Então confira!

Uma questão de tempo

Tanto o visual merchandising quanto a promoção de vendas têm como objetivo alavancar as suas vendas.

A principal diferença em relação a essas estratégias está na duração da ação: enquanto o Visual Merchandising costuma ser mais duradouro, a promoção é passageira e se alia à uma campanha pontual.

Uma não exclui a outra – e o Visual Merchandising pode até servir aos objetivos da promoção de vendas.

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Visual Merchandising

O Visual Merchandising é feito para motivar a decisão de compra do seu cliente uma vez que ele já está no seu ponto de venda.

Para isso, são feitos estudos de cor, som, distribuição de espaço, uniformes, informações do produto e até o cheiro que serão a marca da sua loja ou escritório.

Não é à toa que grande parte de restaurantes e lanchonetes escolhem cores para suas lojas em tons fortes de vermelho e laranja nas paredes e mobiliário, ou então que uma loja de roupas de bebê tenha tons mais suaves na decoração. Uma loja de roupas de surf, por sua vez, terá uma música ambiente relacionada ao tema, gerando identificação com o público.

Ter uma estratégia de Visual Merchandising é, portanto, garantia de que sua loja será marcante e não mais um estabelecimento como tantos outros.

O segredo para acertar está no equilíbrio entre o desejo de vender e o bem-estar do cliente, que pode se incomodar com o excesso de informação.

Promoção de Vendas

Já a promoção de vendas é uma ação pontual para que seus clientes ou potenciais clientes visitem a sua loja, impactando as vendas num período determinado de tempo.

Para isso, podem ser usadas ferramentas como cupons de desconto, distribuição de brindes e amostras grátis, inserção de gôndolas ou quiosques com degustação gratuita, descontos segmentados, concursos e sorteios.

Peças de comunicação visual como adesivos para vitrine, banners, displays e etc, também são muito utilizadas nas promoções de vendas.

As datas comemorativas são muito aproveitadas nesse sentido: quantas vezes você viu promoções de dia das mães, dia dos pais ou dia da mulher, só para citar alguns exemplos?

Outras situações comuns que podem ser aproveitadas é o aniversário da loja ou da marca e o lançamento de uma nova linha de produtos ou serviços. A criatividade pode ir longe nesse ponto, mas o planejamento precisa ser cuidadoso.

Antes de lançar qualquer promoção de vendas, é importante que você avalie o seu estoque, os custos envolvidos na ação e o público impactado. Ficar de olho na concorrência é fundamental, tanto para acompanhar as tendências (imagine só se todas as livrarias, por exemplo, forneceram brindes no dia do leitor, menos a sua), como para ser inovador e surpreender o consumidor.

Independentemente da estratégia que você for usar, lembre-se de contar com especialistas para te ajudarem a ter sucesso na ação! E se você ainda tiver alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco, deixe seu comentário e participe da conversa!

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