Existem diversos níveis de relacionamento para ter com seus clientes, mas certamente os duradouros e prósperos são os melhores. Lidar com clientes buscando conquistar sua confiança tira o foco das disputas de preços com produtos dos concorrentes reconhecidamente inferiores. Seu cliente opta por comprar seu produto porque você é confiável em todos os aspectos, da transparência da negociação à qualidade superior do produto.

Então por que e como focar seus esforços comerciais e até mesmo sua produção para conquistar a confiança de seus clientes? Vamos analisar alguns pontos do relacionamento comercial e como é preciso lidar com os clientes para conquistar sua confiança.

Vendas consultivas são mais rentáveis

Ao criar uma relação de confiança com seu cliente, as vendas deixam de ser meramente reposição de estoque ou execução de serviço. O cliente passa a confiar em sua opinião e aceitar, por exemplo, que suas sugestões de novas aquisições ou upgradings sejam realmente necessárias para ele e não para que você bata suas metas.

Além disso, ao lidar com clientes que confiam no seu expertise você tem maior abertura para acompanhar o desenvolvimento da empresa e identificar a partir dali possíveis novos negócios entre vocês.

Ganhar confiança pode significar boas indicações

Seu cliente vai recomendar seus serviços para parceiros porque ele confia na qualidade do seu serviço. Aliás, um cliente financeiramente estável se relaciona com parceiros igualmente equilibrados em termos financeiros. Isso significa não apenas ser indicado para criar uma nova frente de trabalho, mas também que você faz parte do círculo de confiança desses empresários. É mais networking de resultados, com empresas confiáveis para você também.

Lidar com clientes que confiam na sua empresa é mais fácil e rápido

A confiança nos serviços da sua empresa deixa o cliente mais confortável na hora da negociação. Ainda que seja necessário discutir valores e prazos, ele está ciente de que sua informação é verdadeira, não somente para fechar o negócio.

Em uma negociação, falar a verdade e respeitar o conhecimento do cliente é fundamental para estabelecer uma relação de confiança. Se seu prazo de execução é maior do que o da concorrência, especifique por quê. Explique que seu processo de produção é todo pautado na entrega de qualidade sem necessidade de retrabalho e que, por isso, seu prazo às vezes é um pouco maior.

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Buscar a confiança do cliente mantém sua empresa atualizada e competitiva

Quando buscar a confiança dos clientes é um dos objetivos da empresa, ela procura sempre a melhoria dos seus serviços, por certificações nacionais e internacionais, programas de qualidade interno e inspeções extras.

Esses resultados devem ser valorizados por sua empresa e também divulgados para seus clientes, pois eles saberão que sua empresa investe em atualizações, que são convertidas em melhorias na prestação do serviço ou no produto final.

Seja confiável para manter seus clientes satisfeitos

Honre sempre prazos e condições de contrato que foram firmados. Se houver algum atraso, comunique com o máximo de antecedência que a situação permita e informe quando o trabalho será entregue. Se possível, ofereça uma segunda opção com qualidade aproximada para demonstrar comprometimento com seu cliente. Isso o deixará satisfeito, apesar dos inconvenientes que possa gerar. Preze pelo bom atendimento às necessidades dele.

Para receber feedbacks reais do seu serviço

Um cliente fidelizado e que confia em sua empresa pode ter uma visão mais clara do seu produto e serviço executado. Como ele tem o interesse de manter você como parceiro, dará feedbacks sinceros e que podem realmente agregar melhorias para a sua empresa.

No final das contas, lidar com clientes que estabeleceram uma relação de confiança com a sua empresa é muito vantajoso e benéfico para as duas partes. O cliente recebe um serviço de qualidade em que pode confiar, e sua empresa mantém um cliente fidelizado que pode gerar novas oportunidades de vendas e networking saudáveis.

Tendo em vista sua procura por aperfeiçoar a forma como lidar com os seus clientes, não deixe de ler o artigo sobre como fazer um plano de marketing anual para seu negócio. Ele trará boas dicas para sua empresa se destacar no mercado.

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