A importância que o design tem para as lojas é algo incontestável quando se trata de transmissão de credibilidade por parte do negócio e, consequentemente, para que as vendas sejam ótimas. Para os pequenos e médios empreendimentos, o design tem um papel ainda mais importante, tendo em vista a ausência de recursos para investimentos em publicidade, restando explorar ao máximo a estratégia do “marketing do ponto de venda“. E pensando nisso, vamos te contar neste post mais sobre a importância do design em sua loja e o que ele pode fazer por suas vendas. Venha ver!

A importância do design no setor lojista

A forma de planejar o design de um estabelecimento tem muito a ver com a ambientação do cliente, ou seja, a criação de um novo universo onde ele possa se envolver e desejar participar daquilo, e a maneira que isso se dá é com a aquisição por parte dele de um produto daquela loja, o que na mente deste cliente, seria um pequeno pedaço daquele universo encantador unido a algo útil ao dia a dia dele.

Por estes motivos, a loja deve ter um design direcionado para algo que vai além do simples bom gosto e acompanhamento de tendências estéticas, mas sim sendo um espaço que dê a sensação de entretenimento e lazer, de forma que o cliente se sinta à vontade, que passe quanto tempo esteja disponível consumindo boas experiências. Isso faz toda a diferença nas vendas.

Alguns casos de sucesso

A Hering, uma loja de artigos de vestuário unissex, que tem como opção de segmentação todos os tipos de público. Investiu em um novo mobiliário no qual o destaque em todos os pontos onde a loja está instalada é uma grande mesa central chamada de “passarela”.  Segundo Ronaldo Loos, diretor comercial da empresa, este diferencial proporciona que o produto seja a estrela principal do local. Outro ponto a se ressaltar nesse case, é que a marca optou por ter sempre portas amplas, o que transmite a ideia de acessibilidade a um público universal.

A loja Tok & Stok, especializada em utilidades para o lar, é um ótimo exemplo de como a ambientação faz toda a diferença se referindo à relação com o consumidor. A iluminação que transmite o aspecto de organização, aliada ao visual clean que a disposição dos produtos proporciona, são itens que são complementados com os aspectos gráficos que estão dispostos em toda a loja, seja na questão da interessante forma de sinalização disposta no chão dos estabelecimentos, seja na forte presença da identidade visual pensada de forma a ser algo único e de fácil associação com a marca. Este é realmente um ótimo exemplo de como encantar o cliente através do design e seus diversos recursos.

Dicas

  • Em primeiro lugar, defina a persona do seu cliente em potencial. O perfil de cliente de uma loja de utilidades para o lar é completamente diferente de quem frequenta bares com frequência, por exemplo. Procure definir idade, interesses, potencial de compra, etc. Isso permite com que você adeque o ambiente de acordo com o que possui mais chances de agradar ao comprador.
  • Esteja sempre atualizado quanto as tendências. Peças gráficas podem fazer bem o papel de tornar o seu estabelecimento um local moderno e aconchegante, se utilizando das fontes da moda, imagens cativantes, e também alguns aspectos visuais que possam contar um pouco a história dos seus produtos dentro de um contexto. Além de funcionar muito bem, é muito mais barato do que redecorar toda loja a cada estação.
  • Procure deixar os melhores produtos à altura dos olhos.
  • Permita com que a disposição do mobiliário permita o fluxo de clientes de forma a deixa-los à vontade, mas que também seja convidativo para que estas pessoas sejam motivadas a participar da experiência de forma completa.
  • Crie espaços com combinações criativas dos produtos à venda.
  • Seja criativo em relação ás vitrines. Adesivos nos vidros fazendo um conjunto com a disposição dos produtos é uma grande pedida, além de trazerem informações atrativas.

Principalmente nos empreendimentos menores, o design das lojas é extremamente importante. Sendo feito de uma forma bem estudada, o negócio tende a transmitir credibilidade através dos seus diferenciais e fazer com que os clientes falem bem de sua marca. Em tempos de redes sociais, trata-se de um fator de extrema relevância.

Tem dúvidas ou gostaria de compartilhar conosco as suas experiências relativas ao design de sua loja? Quais ações têm praticado no seu dia a dia? Compartilhe conosco nos comentários!