O marketing possui uma função extremamente importante e que cresce a cada dia: conhecer o consumidor e entender qual a melhor forma de captar sua atenção, principalmente no PDV. É preciso saber que o consumidor sempre foi um elemento ativo, e já tinha várias possibilidades de escolha por determinado produto no ponto de venda.

Porém, com a introdução de novas mídias, houve o aumento do poder de escolha desse consumidor, uma vez que, em vez de somente recusar ou aceitar um produto, agora ele possui diversos mecanismos para validar o porquê de suas escolhas.

Dessa forma, como seria o processo de cross media no PDV? Como as plataformas digitais podem ser usadas para campanhas de empresas e como isso pode ser levado para o PDV?

Quer descobrir essas e outras respostas? Então acompanhe conosco o post de hoje!

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O processo de cross media

Na atualidade, justamente pelo poder cada vez maior que o consumidor possui no processo de aquisição de mercadorias e serviços, a geração de uma experiência com uma marca é uma das formas mais eficazes de se conquistar e manter um consumidor, bem como de gerar uma lembrança por um período maior.

Nesse contexto é que nasce a interação entre as ferramentas de marketing e se deve entender como isso pode ajudar na conquista e na manutenção dos clientes.

conceito de cross media dentro do PDV vem da integração dessas ferramentas, ou seja, a ligação entre as mídias consideradas tradicionais, como é o caso de banners, displays e adesivos de vitrine, com o uso de tecnologias como os displays digitais e os painéis interativos.

De forma mais específica, cross media pode ser definido como o cruzamento de diferentes tipos de mídia, assim como uma campanha pode utilizar a televisão e o rádio, bem como canais na internet que serão adaptados para computador ou telefone, por exemplo, para divulgar determinado produto ou serviço.

Um aspecto importante de cross media é que a utilização dos meios deverá ser feita de forma complementar, ou seja, apesar de utilizar múltiplos canais, todos direcionam para o mesmo produto ou serviço uma única mensagem.

Utilização de plataformas digitais no cross media

A convivência entre os métodos tradicionais de visual merchandising com o conteúdo para painéis digitais pode se dar, por exemplo, por meio de campanhas em que o conteúdo digital serve para atrair a atenção do consumidor.

Isso é feito para que ele entre no ponto de venda. E, a partir daí, a comunicação pode continuar por meio de elementos tradicionais de comunicação visual, como móbiles, placas de sinalização e adesivos de piso.

É preciso que se enfatize que a produção integrada entre os diferentes meios exige que uma única peça de marketing se adapte a todos os públicos. Mas, mesmo existindo diferença entre cada um deles, o importante é convergir para a venda do produto ou serviço.

Dicas para elaboração de promoção utilizando cross media no PDV

Cross Media no PDV

Algumas empresas dão modelos de cases de sucesso utilizando o cross media em suas promoções. Por exemplo: a campanha da Ferrero que visava a divulgação da Nutella e consistia em oferecer aos clientes a possibilidade de customizar os rótulos dos potes do produto com seus nomes.

A ação era divulgada por vários meios tradicionais de comunicação, em TV e rádio, convidando as pessoas a curtirem a página da empresa no Facebook. Na página, era possível, com o auxílio de um aplicativo, cadastrar-se, escolher um nome personalizado para o rótulo e compartilhar a imagem no feed dos usuários.

Com os dados do cadastro, a empresa enviava os adesivos para os clientes. O objetivo inicial era liberar 1000 rótulos por semana. Mas o sucesso da campanha foi tão grande que a Ferrero precisou disponibilizar 1000 rótulos impressos por dia!

Pensando nesse exemplo tão bem-sucedido, descubra abaixo algumas boas dicas para criar promoções de sucesso utilizando o cross media:

Defina bem seus objetivos

Antes da criação de qualquer promoção, é conveniente elaborar um planejamento. A definição dos seus objetivos guiará todo o processo de desenvolvimento da campanha.

O que você deseja? Ampliar as suas vendas? Divulgar um novo produto? Promover as mudanças em uma mercadoria antiga?

Ter essas e outras respostas bem definidas é fundamental para obter uma campanha de sucesso dentro do que você precisa.

Selecione o público a atingir

O público-alvo também deve ser demarcado da forma mais clara possível, a fim de que a comunicação apropriada e efetiva seja alcançada. Pense nas seguintes classificações: sexo, classe social, idade, localização geográfica, profissão e escolaridade.

A adequada classificação ajudará a criar a imagem certeira do seu público.

Também é importante conhecer os hábitos daquela audiência, as preferências e os desejos. Essas informações facilitarão a criação da mensagem que deve ser transmitida. Quanto mais você souber sobre as pessoas com as quais vai se comunicar, mais eficaz será o resultado da mídia produzida.

Utilize o trademarketing

A tática de trademarketing organiza as promoções de um estabelecimento, fazendo o marketing dos produtos de forma a atrair um maior número de consumidores. Trata-se de um “auxílio” importante na venda dos artigos pelos canais de distribuição, ampliando as relações de fornecedor e distribuidor.

Mas, muito mais do que isso, o trademarketing bem feito oferece uma análise profunda dos hábitos do consumidor, a fim de conhecer suas preferências para utilizá-las nas futuras estratégias de marketing. O foco, aqui, é a união das necessidades dos consumidores com as necessidades do mercado.

Organize as etapas de concepção da campanha

Com objetivos e público-alvo definidos, é hora de cuidar melhor do planejamento da campanha. É nessa etapa que as estratégias serão determinadas.

Como comunicar ao público? Onde e quando veicular a campanha elaborada? Qual a melhor abordagem a usar? Que ferramentas de cross media empregar?

Um briefing deve ser elaborado, indicando todas as informações sobre a campanha e também sobre a marca. Por exemplo: os diferenciais competitivos, sua capacidade de distribuição, o posicionamento em relação à sazonalidade e a verba disponibilizada para sua campanha.

Acompanhe os resultados

Se a campanha foi criada, aprovada e está sendo veiculada, chega-se ao momento de acompanhar os seus resultados.

Para saber se seus esforços estão sendo efetivos, examine índices como memorização da campanha, compreensão do público e a credibilidade alcançada. Esses resultados podem ser colhidos por meio de pesquisas de satisfação.

Aproveite para analisar como andam as suas vendas após o lançamento da campanha. Se o seu objetivo era incitar as compras, isso está acontecendo? O volume de vendas aumentou? Se não, quais eram os seus propósitos? É o momento de retomá-los para averiguar se as metas foram alcançadas ou se algo precisa ser ajustado.

Então, avistou no cross media novas possibilidades para você? Está pronto para aplicar o cross media no PDV? O que achou de mais essa tática de marketing?

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