Ao longo dos anos, a impressão tem se tornado um processo cada vez mais ligado à tecnologia, usando as descobertas científicas para melhorar a qualidade e a produtividade. Desde 2001, quando surgiram os primeiros sistemas de Impressão Ultravioleta (UV), essa técnica tem ampliado seu espaço no mercado de gráficas e de comunicação visual através das máquinas de impressão digital UV.

Quer ficar por dentro dessa tendência? Então, continue a leitura e entenda melhor o que é impressão UV! Vamos lá?

Fale Conosco

O que é impressão UV?

Trata-se de um sistema de impressão que usa uma fonte de luz ultravioleta para acelerar a secagem das tintas especiais usadas no processo. Esse método tem alta qualidade e a durabilidade da impressão uv é maior do que na técnica convencional, além de ser um procedimento ecológico. E elas ainda são mais rápidas e rendem imagens mais bem definidas e vivas!

Sua alta qualidade se deve à não dispersão da tinta no substrato (a superfície de impressão), graças à secagem ultrarrápida. A maior durabilidade está relacionada aos substratos mais resistentes a agentes externos. E mais: como não usa solvente, é menos agressiva para o meio ambiente e os profissionais.

Aproveite e leia nosso artigo sobre como suas escolhas podem ajudar a preservar o meio ambiente.

Quais são os substratos?

A impressão UV inclui muitas opções de substratos. A maioria dos substratos flexíveis e rígidos podem ser usados para receber imagens — lona, acrílico, ACM, MDF, PS, PVC, Espuma XPS, vidro e adesivo, entre outros.

Além da impressão UV, o que melhora muito a qualidade do material final quando se trata de substratos rígidos é o acabamento em corte router, que abre um novo leque de opções aos substratos rígidos.

Isso multiplica as possibilidades e permite até a conquista de novos clientes!

Mesmo assim, há exceções. Entre elas, estão os materiais que têm tecidos de algodão em sua composição. Como há espaços na estrutura das fibras, a tinta e a radiação UV acabam sendo absorvidas, o que prejudica a secagem satisfatória da impressão.

Blog-Instagram

E as diferenças entre a impressão comum?

Veja as principais diferenças entre a impressão digital convencional e a UV:

Impressão comum

Quando se usam tintas convencionais na impressão digital, a secagem ocorre pela evaporação do solvente. Elas são, em geral, formadas por partículas sólidas combinadas com um solvente, que as torna líquidas e permite que sejam transferidas para a superfície de impressão (o substrato).

Depois da impressão, o solvente evapora e apenas a parte sólida da tinta, que é a impressão em si, fica no substrato.

Impressão UV

Em contrapartida, a secagem da impressão UV é feita instantaneamente quando as tintas depositadas no material usado para receber a imagem entram em contato com a luz ultravioleta. Isso ocorre imediatamente após a impressão e, por isso, o manuseio do material resultante pode ser feito quase que imediatamente.

Essas tintas não têm solventes voláteis, ou seja, não emitem substâncias nocivas no ar durante o processo de secagem — são formadas por partes sólidas e compostos orgânicos que se dissipam e não prejudicam a natureza nem os profissionais. Com isso, o meio ambiente e o ambiente de trabalho ficam preservados.

Como cada camada tem secagem instantânea, é natural que a impressão ocorra mais rapidamente pois o tempo entre as passadas da cabeça de impressão é menor. A melhor definição de imagem se dá graças à secagem imediata que impede que a tinta se espalhe no substrato e, assim, permaneça mais fiel ao arquivo original.

Após a impressão, as tintas se tornam insolúveis. Assim, é possível imprimir múltiplas camadas e criar texturas, volumes, relevo e outros.

Quais são as vantagens da impressão UV?

Qualidade

Cores brilhantes e intensas, com alta qualidade a partir de 1440 dpi de resolução e menos distorções.

Durabilidade

Substratos mais resistentes garante maior durabilidade!

Aplicações

A maioria dos substratos disponíveis aceita a impressão UV.

Sustentabilidade

Tintas e substratos ecológicos tornam esse tipo de impressão agradável ao meio ambiente.

E não para por aí! O futuro da impressão UV pode ser bastante diversificado, com a possibilidade de imprimir, por exemplo:

  • fachadas inteiras;
  • chapas de PVC;
  • conjunto de azulejos
  • portas de vidro;
  • divisórias comerciais;
  • peças de couro;
  • peças de aço;
  • móveis em MDF;
  • Banners
  • quadros de vidro, metais, alumínio ou acrílico.

Gostou de saber mais sobre o que é impressão UV? Quer conhecer outras tendências como essa? Então siga-nos no Instagram.

Solicite Orcamento