Os letreiros e as fachadas são o primeiro contato de um potencial cliente com o estabelecimento. É por meio deles que os valores e ideais da empresa são expostos aos passantes, estimulando-os a entrar e consumir – ou, caso sua comunicação visual seja ruim, podem nem sequer ser notados.

Conhecendo a importância destas peças gráficas para o sucesso de vendas, preparamos dicas valiosas para te ajudar a compor um letreiro de loja ideal. Confira!

Solicite seu orçamento

1. Letreiros: defina o tamanho ideal

No design, tamanho é essencial. O objetivo do letreiro só é atingido se ele puder ser lido de uma boa distância, tornando seu raio de ação maior e mais efetivo.

Para uma distância de trinta metros, as letras devem ter ao menos dez centímetros de largura. Conforme o raio de alcance for aumentando, a medida da letra aumenta junto, e vice-versa.

Também é importante prestar atenção aos espaços entre as letras: adapte o tamanho delas para que distem ao menos um quarto da largura entre si, caso contrário parecerão “coladas” e podem prejudicar a compreensão do leitor. O mesmo vale para as bordas: deixe um espaço entre elas e o texto.

E lembre-se sempre de consultar a regulamentação da sua região, que no nosso caso é o Rio de Janeiro (RJ), sobre o assunto antes de definir o tamanho do seu letreiro. É importante que a regularização do letreiro seja feita antes do dia da instalação, caso contrário, o letreiro deverá permanecer tampado.

2. Escolha cores adequadas

A cor é elemento indispensável para a transmissão e compreensão de mensagens visuais: cada uma delas possui um significado único em cada cultura. Além disso, alguns tons, como o vermelho e o amarelo, são energéticos e despertam a atenção e o desejo dos leitores – motivo pelo qual são empregadas por empresas alimentícias, como o McDonald’s e a Coca-Cola.

Use as cores que mais combinam com os valores, público-alvo e diferenciais da empresa, garantindo uma recepção favorável da clientela. Para isso, uma tabela de significado das cores pode ajudar.

Mas cuidado com modismos: cores da moda vêm e vão, mas uma imagem sólida permanece por anos! Procure ser o mais singular possível, personalizando sua marca com elementos duradouros. Em outras palavras, pense no futuro, não apenas no presente.

 

3. Use uma letra adequada

Cada público-alvo demanda um estilo de tipografia diferente. Existem fontes de aspecto mais curvilíneo, fontes mais retas, pesadas, leves, finas e espessas. Use o bom senso na hora de aprovar o layout do seu letreiro, pensando tanto no público que irá atingir quanto na facilidade de leitura.

Recomenda-se, no entanto, dar preferência a fontes simples e evitar os estilos manuscrito ou decorativo, cuja visualização é péssima a maiores distâncias.

Blog-Instagram

4. Crie um bom contraste entre fundo e texto

O contraste é usado para medir o quanto dois elementos diferem entre si. Para letreiros, é necessário que os textos estejam bem destacados em relação a seu suporte nas mais variadas condições de iluminação, isto é, dia com sol, dia nublado, noite, e por aí vai.

Neste caso, escolher um letreiro luminoso pode fazer uma grande diferença. Um letreiro de LED ou mesmo os mais chamativos de neon são excelentes escolhas.

5. Atenção na escolha do material utilizado

Para se destacar da multidão, é recomendável investir também em materiais diferenciados e não ficar preso somente ao letreiro em lona com estrututa de metalon, muito comum hoje em dia.

Como exemplos de outros materiais que podem ser usados para substituir a lona para letreiro, temos o ACM, MDF, acrílico, o letreiro 3D e o neon. Verifique com seu fornecedor quais tipos de materiais ele trabalha.

6. Backlight, frontlight ou sem iluminação?

Dependendo de onde seu letreiro vai ser instalado, temos mais uma escolha a fazer. O letreiro vai ser iluminado?

Caso a resposta seja positiva, temos a opção da iluminação frontal por refletores (letreiro frontlight) ou a iluminação traseira por lâmpadas fluorescentesou por LEDs, também conhecido como letreiro backlight.

Agora que você conhece nossas dicas essenciais para letreiros de loja, usando as informações do texto, e com uma boa dose de criatividade, é possível projetar incríveis frentes de loja e aumentar sua visibilidade e sua base de clientes.

Gostou da postagem? Pronto para criar letreiros excelentes? Compartilhe o texto com seus amigos nas redes sociais e ajude a espalhar nossas recomendações!