O visual merchandising é uma arma importante na batalha de mercado na conquista e na educação de clientes. É uma estratégia estruturada e embasada, seguindo fortes ações estratégicas capazes de influenciar uma decisão de compra. Ela utiliza as 5 etapas do processo de compra como guia para ações assertivas e com alto poder de conversão!

Ficou curioso sobre esse processo? Então acompanhe a leitura porque nós vamos te explicar como a AIDAS é capaz de ajudar as etapas de compra do consumidor, além de como você pode usar o visual merchandising em cada uma de suas etapas. Você vai ver como essa estratégia é realmente capaz de fechar negócio! Conheça importância do visual merchandising nas etapas de compra dos seus clientes

As etapas de compra do cliente

A decisão de compra é apenas uma das etapas de um longo processo que o consumidor passa na hora de escolher — ou não — o seu produto. O processo de compra pode ser dividido em 5 estágios conhecido como o modelo AIDAS, sendo Atenção, Interesse, Desejo, Ação, Satisfação. Em cada etapa o consumidor leva em consideração diferentes fatores, sejam eles emocionais ou racionais.

  • Atenção

Aqui é o momento quando a sua marca entra em contato com o seu potencial cliente. É quando você chama a atenção dele para o seu produto através da comunicação, seja online, no ponto de venda ou em campanhas publicitárias, por exemplo. Essa é a fase da qual o potencial cliente é chamado de lead, ou seja, aquele que é nutrido de informações sobre o seu produto ou serviço.

  • Interesse

Esta etapa do processo de compra é de grande importância, pois é aqui que a pessoa integra alguma necessidade que ela já percebeu ter com a solução oferecida por sua marca. É aqui que ela identifica um real interesse, procurando mais informações sobre o produto ou serviço.

  • Desejo

Munida de informações e ciente da sua necessidade, o consumidor agora já tem nítido em sua mente seu desejo de compra. Ele já sabe que vai fechar o negócio, e agora ele precisa apenas analisar os pormenores da compra como forma de pagamento e entrega. Essa é a fase da decisão de compra.

  • Ação

Após identificar a necessidade de algo, ser nutrido de informações ricas, descobrir que a sua marca é capaz de satisfazê-lo, finalmente chegou a hora dele realizar a ação da compra. Com boas condições para fechar o negócio, o cliente, enfim, adere de suas ofertas.

  • Satisfação

Nessa etapa, o direcionamento ao cliente é 100%. É um processo de follow up e pesquisa para saber se o cliente ficou realmente satisfeito com o produto ou serviço. Essa fase também serve para atestar a qualidade daquilo que foi vendido, além de ser importante para fidelizar os clientes, mostrando que você se importa com eles.

A influência do visual merchandising em cada etapa de compra

O visual merchandising, como já falamos aqui, é uma estratégia de varejo muito valiosa para influenciar na decisão de compra, principalmente no ponto de venda. É uma ferramenta que usa o design, a arquitetura e a decoração para aclimatar e criar uma experiência única, encorajando a compra. Mas como você pode usar esta estratégia em cada etapa do processo de compra?

  • Atenção e Interesse

Aqui é importante você investir em uma forma criativa e inovadora de chamar a atenção no ponto de venda. Um display diferente, com um design, único pode te ajudar nisso. Um design inovador de embalagem também. O foco na parte da Atenção é atrair o olhar do consumidor para você.

No interesse, para suprir as expectativas do seu lead você precisa informar claramente todos os benefícios do seu produto. Aquele que está em busca de sanar sua necessidade precisará dessas informações, e sua obrigação é entregar isso de forma bem fácil a ele. Isso pode ser feito através de materiais ricos online ou realizando ações de PDV com um vendedor exclusivo para tirar todas as dúvidas.

  • Desejo

Nessa etapa é essencial que você tenha uma última carta na manga. É um benefício final, capaz de fazer o cliente pegar o produto e ir direto para o caixa. Pode ser um desconto especial, uma forma de pagamento atrativa ou a possibilidade e degustação do produto.

  • Ação e satisfação

Nestas etapas, o visual merchandising já cumpriu sua missão de fechar a venda, mas ele pode ir além. Você pode oferecer ações de integração posteriores da utilização do produto com a marca. Por exemplo, através da ativação das redes sociais na embalagem ou uma pesquisa de satisfação posterior. O próprio design de embalagem pode oferecer uma experiência a mais, por exemplo, com uma embalagem de alimento que pode ser usada posteriormente de outras formas. Tudo isso agrega valor.

Seguindo essas etapas, seu marketing será uma estratégia muito mais assertiva, com melhores resultados. Caso ainda tenha dúvidas ou queira fazer algum questionamento, deixe o seu comentário e participe da conversa.

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