Sua empresa já parou para pensar na importância do design para alavancar seus negócios? Então, é bom começar! Ele pode ser o que faltava na diferenciação de seus produtos e serviços, mas vai muito além da estética.

É que estudar a importância do design para o seu negócio é uma necessidade específica e os profissionais envolvidos nesta tarefa poderão oferecer diagnósticos até mesmo sobre processos internos. Cada empresa vai precisar de uma solução diferente, mas existem diretrizes gerais de como o design pode ser a solução que faltava para o seu negócio decolar. Confira algumas dicas que separamos para ver se sua estratégia está no caminho certo!

Design como diagnóstico

O design tem o poder de simplificar as coisas. Ele torna a distância entre um ponto e outro a menor possível, eliminando e automatizando tarefas, para muito além da identidade visual. Entretanto é por ela que devemos começar pra entender a importância do design para a sua empresa.

Além de funcionar como diagnóstico, fazendo a leitura das suas etapas de trabalho, ele procura endereçar a produtividade da sua empresa (Design Thinking). O método desenvolvido para a solução de problemas se baseia nos princípios desta ferramenta e pode fazer muito mais pela sua empresa, indo além da comunicação.

Design Thinking

O design thinking é a forma de pensar do designer. Mas porque isso é importante para as empresas?

Porque o Designer é crítico, criativo e está sempre olhando os problemas como oportunidades, construindo uma variedade de soluções para cada problema. Ao invés de se deparar com um desafio e tentar resolvê lo de uma única forma, o designer está sempre procurando múltiplas soluções testando e achando caminhos, por tanto, ele aprende enquanto faz.

Existem várias ferramentas para aplicar o design thinking e o tempo todo são levados em conta três aspectos: ser humano, negócio e tecnologia.

Tentando cruzar esse olhar humano com as questões empresariais (negócios), chegamos ao final com uma solução que tem um valor agregado, porque se não é invenção, é uma inovação.     

A importância do design: criando identidades

Identidade visual se refere a todos os elementos que definem sua empresa. Logo, uniformes, cartões de visita, folders, flyers. A lista é imensa e nas multinacionais este aspecto chega a direcionar todos os processos de comunicação, dos mais simples feitos por funcionários fixos aos mais complexos, que são repassados para as agências.

Grandes campanhas têm uma maneira de se comportar já descrita no manual de marca, que versa sobre como a sua empresa precisa se posicionar com relação aos clientes. Como ela fala, com que tipografia e tom de voz e para quem. Na hora de criá-la o profissional da área vai levar tudo isso em consideração, na esperança de transformar o que a sua empresa oferece ao mercado.

Percepção de valor

Design tem o poder de aumentar o valor das coisas, sem encarecer o processo de produção. É que incluí-lo na sua etapa de projeto vai fazer com que sua empresa desenvolva melhores soluções, que valem muito mais. Aqui é sobre como a alteração dos materiais, formato ou embalagem pode mudar completamente a forma como os seus produtos são vistos pelo mercado.

Já passou pela experiência de procurar algo pra comprar e desistir porque a embalagem parecia frágil demais? Ou porque o manual de uso e as instruções da caixa pareciam complicados? Isso tudo é design e não fica difícil entender sua importância quando colocamos sua efetividade em pauta.

O investimento nesta área da sua empresa deve ser compatível com o que ela espera receber em troca. A importância do design também está na valorização dos profissionais e na escolha do time certo para lidar com suas demandas de comunicação.

Agora que você consegue entender melhor a importância do design que tal contar pra gente como sua empresa vê isso? Deixe seu comentário! Queremos saber como ele foi fundamental em transformar seu negócio.

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