Qualquer empresa que queira se destacar no mercado, além de profissionalismo, ela deve ter algo que chame a atenção de seus clientes. A marca da empresa é fundamental, pois ela transmite uma série de valores que identificam seus respectivos consumidores.

Contudo, muitas corporações ainda acreditam que a identidade visual não interfere nos seus trabalhos. Isso é um grande equívoco. Muitas pessoas deixam de comprar porque a empresa não possui um bom aspecto quando olha para a sua logomarca, por exemplo. Quem nunca deixou de entrar em uma feira, restaurante, shopping center ou qualquer estabelecimento por não terem uma boa apresentação?

Para que você não caia nas armadilhas de design é que preparamos um post especial sobre os 5 maiores erros na identidade visual de uma empresa. Acompanhe a seguir e descubra como evitá-los.

Não adequar às diferentes mídias

Esse é um erro grave! Muitas companhias só pensam nas marcas visando impressão e fachada, se esquecendo que vivemos na era das tecnologias móveis, ou seja, smartphones, tablets e notebooks.

A cada dia surgem novas plataformas de acesso à internet, e um planejamento inadequado da sua logomarca faz com que sua identidade visual sofra drásticas alterações, distorcendo o que tinha sido planejado, além da imagem que a empresa realmente deseja passar.

A ideia para corrigir esse erro é se certificar de que sua marca se adeque às diferentes mídias. Por isso, tenha cuidado com as extensões dos arquivos, a qualidade das imagens, as animações em flash e com as cores.

Excesso de cores

As cores, segundo vários estudos feitos por designers gráficos, profissionais da área de marketing e psicólogos, conseguem mudar conceitos, sentimentos e as sensações das pessoas. O exagero na combinação das colorações pode confundir seus atuais e futuros consumidores, afastando-os da sua empresa.

Para evitar esse transtorno é recomendável misturar no máximo 3 cores para que sua identidade visual seja forte e fácil de ser lembrada para os seus clientes.

Uso exagerado de efeitos e sombras

Os estabelecimentos comerciais não só apenas pecam nas cores, mas também nas sombras e efeitos. Muitos empreendedores acreditam que quanto mais efeito e sombra, maior será o impacto da identidade visual. Errado! Esse exagero causa cansaço e confusão para os clientes. Logo, eles não terão nenhum interesse na sua organização comercial.

No mundo do design gráfico, menos é mais! Por isso, simplicidade é fundamental, pois além de fácil entendimento, fica bem mais fácil lembrar-se da sua marca e o que ela transmite.

Aplicação de fontes inadequadas

Falando em transmitir mensagem, muitos clientes não entendem o que está escrito na sua logomarca, pois os textos e nomes que nela estão inseridos são ilegíveis e dificultam o entendimento. Muitas vezes, uma má fonte transmite um conceito contrário daquilo que foi proposto.

A fonte não é um instrumento irrisório, ou seja, de pouca importância. Ele agrega muito valor à sua identidade visual e merece melhores cuidados. Caso sua empresa utilize nome, slogan ou qualquer tipo de texto, fique atento às fontes que forem utilizadas para que seu estabelecimento transmita uma mensagem clara.

Falta de clareza

A falta de clareza ou de objetivo é um pecado capital no mundo do design. Ela resulta de todos os erros na identidade visual acima citados. Devem ser definidos quais os propósitos e o que a empresa quer passar. Metas e a marca da sua companhia devem estar alinhadas a fim de não confundir seus clientes e passar a ideia correta.

Para deixar clara e objetiva sua logomarca, esboce um briefing antes de criá-la ou alterá-la. Elabore um documento especificando como sua marca deve ser. Considere as metas da sua empresa, sua concorrência e quem é sua persona. Com um planejamento adequado, fica fácil ter uma identidade visual de sucesso no mercado.

Fortaleça sua marca com planejamento

Uma excelente identidade visual começa antes de ser criada. É necessário um planejamento corporativo que atenda a realidade da sua empresa. Pense em tudo, tenha objetivos claros, clientes e tenha foco nos resultados e crescimento do seu estabelecimento.

Invista em todos os aspectos da sua empresa e conte sempre com especialistas para criar as melhores estratégias para você.

Mais do que certo, sabemos que você deve estar com muitas ideias e não vê a hora de turbinar sua companhia, não é mesmo? E se você tiver dúvidas e questionamentos, aproveite o espaço nos comentários e conte para nós.