O ano praticamente já acabou e a partir de agora já estamos voltando nosso foco para o próximo ano. E você? já pensou o que quer que seja diferente no ano que vem? Saiba que para isso acontecer, se planejar é super importante e hoje vamos tratar um pouco do planejamento de marketing de uma empresa.

Planejar a estratégia de atuação anual é requisito fundamental para o sucesso de uma empresa ou organização. Isso porque um planejamento baseado em critérios de análise de tendências do mercado, bem como das condições gerais da empresa, são cruciais para tomadas de decisões adequadas para alcançar os resultados esperados.

Dentre as diversas áreas que merecem atenção na hora de elaborar o plano anual da empresa, as ações de marketing têm o seu lugar de destaque e devem contar com planejamento eficiente, de modo a nortear o empresário a agir de acordo com as estratégias adequadas para cada cenário de negócios. Assim, o planejamento anual de marketing pressupõe a análise das ações e resultados de períodos anteriores a fim de estabelecer diagnósticos que identifiquem erros e acertos, e a partir daí, traçar novas metas com as ferramentas e estratégias necessárias para a melhoria dos resultados no próximo ano.

Sabendo da importância do marketing para a consagração de uma empresa ou marca no mercado de forma a criar uma identidade de conhecimento e prestígio dos consumidores, é fundamental investir em ações estratégicas de propagação e divulgação. No entanto, é preciso ficar atento aos pontos essenciais que devem ser estudados para a elaboração de um planejamento anual de marketing, que iremos te explicar melhor no post de hoje. Acompanhe!

Primeiros passos para montar um planejamento anual de Marketing

Antes de iniciar a elaboração de um plano anual, será necessário coletar dados e informações que servirão de base para determinar os critérios de atuação. Algumas questões como mercado, concorrência, perfil do consumidor e posicionamento da empresa são de análise imprescindíveis.

Esses dados podem ser obtidos de diversas maneiras. Se a sua empresa possui um software de CRM (Customer Relationship Management), ou em bom português, um sistema de gestão de relacionamento com clientes, você com certeza terá muitos desses dados dentro desse sistema, o que não impede que mesmo assim você vá a campo ter uma boa conversa com os vendedores e clientes para checar a veracidade desses dados.

Analisar o mercado compreende o conhecimento geral do cenário econômico atual, avaliando tendências e oportunidades que o ramo de atuação possa oferecer, bem como identificando barreiras e desafios que serão enfrentados. A concorrência também é parte desse cenário, e conhecer quem são e como atuam as empresas concorrentes — suas deficiências e diferenciais — são critérios determinantes na tomada de decisão para o plano de marketing.

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Tenha um propósito de ação

Contudo, para saber quais estratégias seguir para alcançar clientes, é preciso conhecer o público-alvo que se quer atingir e seu perfil de comportamento e consumo, pois dessa forma fica mais fácil implementar ações mais assertivas. Porém, não se pode deixar de avaliar também o perfil atual da empresa, seus recursos disponíveis, a área de abrangência que se pretende atuar, as diretrizes gerais e metas a serem cumpridas, bem como o resultado efetivo de atuações anteriores.

Naquela conversa com os clientes que eu citei lá em cima, nos primeiros passos, também é uma boa hora para perguntar como esses clientes chegaram na sua empresa? Se você tem lojas físicas, será que foi a sua vitrine que os atraiu? ou eles viram seu anúncio em alguma rede social? qual? É importante dar foco ao canal que mais atrai clientes para sua empresa e ao mesmo tempo deixar de gastar dinheiro e energia com aqueles canais que não impactam o seu público-alvo.

Baseado nessas análises e em demais critérios objetivos, é possível elaborar um planejamento anual de marketing capaz de estabelecer uma atuação efetiva e com grande potencial de resultados positivos para a empresa.

Vantagens para a sua empresa

Estipulado os objetivos do plano de marketing e as estratégias de atuação para a sua efetividade, a empresa poderá agir de acordo com o cronograma e custos previamente estipulados, o que garante a sustentabilidade financeira da empresa sem prejuízo das ações de marketing.

Aqui neste quesito, é necessário chamar a atenção para a importância de um planejamento anual e não pontual. Ações anuais são muito mais fáceis de medir, principalmente ano contra ano, trimestre contra trimestre, campanha de Natal de 2018 x campanha de Natal de 2019 e por aí vai. Temos que entender que para uma campanha de marketing ser considerada um sucesso, temos que ter dados e principalmente referências, e a campanha do ano anterior é uma excelente referência.

Isso mostra a importância do planejamento, haja vista estar pautado em decisões baseadas em análises que determinaram os meios suficientes e necessários para chegar ao resultado esperado. Assim, não há excessos nem faltas, são ações medidas e programadas pela empresa.

Afinal, a preocupação com a imagem da empresa perante a sociedade e os consumidores é um ponto mais do que relevante para o sucesso do negócio, não é verdade? Por isso, as ações de marketing se mostram tão funcionais. A comunicação visual é uma ferramenta que pode e deve ser usada em prol da empresa.

 

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