Desde o início da história, as cores causam impacto no ser humano. Elas estão presentes na natureza, nas artes, na forma de se vestir… enfim, em tudo o que nos cerca. Mas foi a partir do século 19 que começamos a estudar as cores na comunicação visual.

Hoje, a comunicação visual é uma estratégia indispensável no marketing, pois através dela são utilizados diversos elementos para expressar ideias, como: imagens, símbolos, peças gráficas, fotos, vídeos e ilustrações.

Para você ter uma ideia, 84,7% dos consumidores acham que a cor é o fator mais decisivo na escolha de um produto.

cores comunicação visual

As cores na comunicação visual

O processo de absorção e interpretação das cores passa por três fases: primeiro, a simples identificação, segundo, um sentimento é associado ao que foi visto, e por fim, é dado em nosso cérebro uma série de significados para a imagem.

O efeito disso é tão incrível que não importa o grau de instrução ou faixa etária de quem observa: todos são capazes de sentir as sensações provocadas pelas cores. O cérebro humano é muito influenciado por elas, então, as empresas estão sempre utilizando esse recurso a seu favor.

Listamos abaixo as sensações mais comuns que são despertadas por cada cor:

Branco

A cor branca geralmente é associada à cerimônias religiosas e à paz. A sensação causada por essa cor é de tranquilidade e iluminação.

Preto

O preto tem uma conexão com luto e escuridão. É associado ao sentimento de tristeza e obscuridade. Apesar disso, também é muito usado para expressar seriedade, elegância e sofisticação

Blog-Instagram

Cinza

A cor cinza remete à chuva, neblina e pó. O sentimento que ela causa remete à antiguidade e tristeza.

Vermelho

O vermelho está materialmente ligado ao sangue e fogo. O impacto que essa cor causa é de energia. Por isso, é muito utilizada em restaurantes como uma forma de estimular o apetite. Por ser muito chamativa, é usada para destacar ofertas ou promoções ou situações que precisam transmitir ideia de emergência.

Laranja

O laranja, por ser muito próxima do vermelho, também transmite a ideia de energia, mas de uma forma menos dramática. Foi identificada como a cor mais atrativa para influenciar compradores impulsivos.

Verde

É uma das cores mais presentes na natureza, por isso, é associada à saúde e prosperidade. Representa possibilidade, crescimento, abundância. É muito utilizada para promover questões ecológicas, mas também para proporcionar relaxamento para os clientes.

Roxo

Essa cor é vinculada com as ideias de sabedoria, respeito e realeza. Representa imaginação e inteligência. É muito utilizada em cosméticos e produtos de beleza.

Amarelo

O amarelo causa uma sensação de clareza e alegria. É muito útil para prender a atenção das pessoas nas vitrines ou usar como plano de fundo.

Azul

Muito utilizada por duas redes sociais muito populares, Facebook e Twitter, o azul cria uma ideia de segurança e confiança na marca. É associada com água, céu e paz.

A prova de que a psicodinâmica das cores é vital para a comunicação visual é que, entre 62% e 90% das avaliações do consumidor sobre um produto são baseadas essencialmente nas cores.

Que cores estão faltando na estratégia de comunicação visual na sua empresa? Deixe um comentário nos contando!

Solicite Orcamento