Conquistar e cativar o cliente é uma tarefa mais fácil quando se tem uma loja atraente, confortável, bonita e bem organizada. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP mostrou que uma simples melhora na comunicação visual pode alavancar as vendas de 12 a 40%.

É fundamental que o lojista tenha em mente a importância de trabalhar o visual da loja e de destacar-se em relação à concorrência. É fundamental escolher uma sinalização promocional que combine com a filosofia do estabelecimento — isso atrairá a atenção dos consumidores.

As vitrines são ótimas ferramentas de marketing — elas são responsáveis por cerca de 70% das vendas. Elas devem mostrar os melhores produtos da loja, além de ter a função de chamar a atenção deles em poucos segundos.

Para que os produtos também ganhem o destaque merecido, a iluminação deve ser bem trabalhada. Fazendo isso, ela pode destacar o que se deseja e disfarçar partes da loja que não são tão favoráveis. Preparamos no artigo de hoje algumas dicas que vão te ajudar a chamar mais a atenção dos clientes e, com isso, alavancar as suas vendas.

Confira!

Blog-Instagram

Como melhorar a comunicação visual na sua loja?

A primeira coisa a se pensar na hora de criar uma comunicação visual eficiente é dar atenção especial às vitrines da loja. Quer saber como realizar isso de maneira bem-feita e o que, além delas, pode ser trabalhado no ambiente?

Estratégias bem definidas e inteligentes são o melhor caminho para incentivar o consumo. Acompanhe as dicas abaixo:

Saiba como produzir uma boa vitrine

A vitrine é o primeiro contato do cliente com a loja — ela é, portanto, um dos pontos mais importantes! Ela deve ser renovada com frequência e apresentar bem o mix de produtos que a loja oferece. Direcione a iluminação da vitrine para os produtos — tenha cuidado com os vidros para evitar reflexos.

Caso tenha mais de uma vitrine, aproveite a oportunidade para dividir os produtos conforme o público-alvo — separe os itens masculinos e femininos ou conforme os estilos mais buscados. Não se esqueça de que muitos consumidores compram por impulso. Aproveite a ocasião!

Chame a atenção para o seu produto

É importante que o cliente saiba dar o devido prestígio aos seus produtos na vitrine. O primeiro contato do produto na vitrine é que despertará o desejo dele de comprar aquilo. Portanto, faça boas combinações e organize de forma atrativa o seu display.

Os produtos em promoção que estão expostos merecem bastante destaque. Coloque placas diferenciadas e coloridas. Vale tudo para chamar a atenção do seu cliente. No entanto, não exagere! Faça combinações que destaquem o produto e tome cuidado para que ele não se perca no meio do excesso de informações.

Invista em material de PDV

Materiais no ponto de venda devem chamar a atenção para certos itens ou para comunicar condições especiais de preço. Adesivos (de parede ou de chão), cartazes, faixas de gôndolas, banners, stoppers e displays (de chão ou de balcão) podem estar expostos na loja para influenciar e informar o cliente. Seu foco deve ser sempre instigar a compra.

Você também pode investir nas embalagens e sacolas da loja. Tudo pode e deve ser pensado. O ideal é ter o apoio de uma agência especializada em comunicação visual para orientar quais materiais serão os mais adequados e vantajosos para sua loja. Evite cometer excessos que possam confundir e afastar o cliente em vez de cativá-lo.

CTA ebook2

Capriche na iluminação

Uma boa luz pode modificar todo o cenário. Se a iluminação da sua loja for especial, ela poderá contribuir muito com o trabalho da comunicação visual. Procure destacar com focos de luz as suas mercadorias — se possível, foque em alguns itens diferenciados. A iluminação também pode servir para disfarçar algumas partes negativas do estabelecimento.

Tenha “cantinhos” especiais na loja, decorados e iluminados de forma a atrair os olhares dos clientes. Pense com atenção nos espaços utilizados por eles — como os provadores, por exemplo. Atente-se para o estilo e a personalidade da loja e acompanhe esse modelo.

Proporcione um ambiente agradável

É claro: todo o espaço deve ser devidamente organizado, com boa distribuição dos produtos e de todos os outros itens que compõem o ambiente — como móveis e decoração. Afinal, até mesmo o material de divulgação (cartazes, displays e móbiles) e a limpeza da sua loja comunicam sobre a sua marca.

Pense em tocar uma música interessante, que tenha conexão com o seu público-alvo — lembre-se de levar em conta até a localização da loja. Por exemplo: músicas mais populares são indicadas para estabelecimentos de perfil popular, como aqueles nos centros comerciais.

Em um grande shopping, o perfil e o público poderá ser outro. Estude esses detalhes. Esteja atento, ainda, ao volume do som: a ideia é fazer com que o cliente se sinta confortável. Construa um lugar onde o cliente fique à vontade para ver seus produtos com tranquilidade.

Harmonize os elementos de design

O design da sua marca pode também atrair ou repelir os clientes. Se o letreiro da loja for bem planejado e elaborado com a ajuda de um designer profissional, ele certamente será um diferencial. Os clientes sempre observam a fachada e, portanto, tratar bem os elementos dela é importantíssimo.

Seu logotipo deve ser harmônico. Pense na tipografia (fonte) adequada à personalidade do seu empreendimento, combine-a com um jogo de cores e boa legibilidade. É preciso compreender o que está escrito. O bom senso e o capricho atrairão os olhares das pessoas.

Como a comunicação visual pode ajudar na divulgação de sua marca?

comunicação visual venda

O merchandising visual pode alavancar as vendas dentro da loja, mas também pode ser bem útil como forma de atração por quem passa pela porta dela. Usando os recursos certeiros, seus resultados de venda serão potencializados.

Veja algumas ideias para vender mais:

Associe a sua marca a algo que chame atenção

Ter a imagem da marca vinculada a uma figura famosa pode render bons frutos, já que chama a atenção dos consumidores e transmite mais qualidade. Caso não exista verba suficiente, faça fotos com modelos para mostrar o caimento das roupas e a interação com os produtos.

Estude a possibilidade de fazer essas fotos em ambientes bonitos. Que tal uma praia, uma rua bonita ou até mesmo em uma poltrona rústica? Levar o modelo a esses lugares fará com que o seu cliente consiga visualizar o produto no próprio corpo.

Invista na divulgação

Esse recurso pode ser utilizado em vários lugares do estabelecimento e fora dele. Cartazes com os modelos do catálogo, adesivos na vitrine, na entrada e nos produtos são boas ideias. Abuse da facilidade atual de propagar informações na internet: as redes sociais são um ótimo veículo para espalhar as novidades e o nome da marca.

É importante que tais divulgações e propagandas carreguem a sua identidade visual, as cores, o logotipo e os “garotos-propaganda” da marca. Afinal, os clientes precisam reconhecer a essência da loja assim que batem o olho no suporte de merchandising da marca. Isso fará com que eles se relacionem com ela.

Para incorporar essas dicas nas práticas da loja, dedique-se à sua comunicação visual, chame a atenção para os seus produtos, desperte nos consumidores a necessidade daquilo que você vende e logo você terá excelentes resultados.

Ainda tem alguma dúvida? Quer dar alguma sugestão ou opinião? Deixe seu comentário!

Solicite seu orçamento