Construir uma marca vai muito mais além que a divulgação e a venda do produto. É preciso agregar um certo valor a ela e trabalhar minuciosamente na sua construção, fazendo com que as pessoas enxerguem sua marca de forma exclusiva e especial. Isso é o que chamamos de branding! Vamos conhecer um pouco mais sobre este conceito? Para garantir uma ótima estratégia de branding, siga estes passos:

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Conheça melhor seu próprio negócio

Antes de tudo, domine melhor os segmentos da sua própria empresa. O autoconhecimento no negócio é essencial. Analise todos os processos de alinhamento e implementação, estratégia, valores, decisões e, principalmente, a forma como sua empresa comunica e contrata funcionários. Após o entendimento, todas as ações devem manter harmonia com sua imagem em todos os pontos de contato.

Nem sempre é fácil se conhecer melhor. Quando passamos por alguns problemas pessoais, vamos ao psicólogo, quando estamos com problemas físicos, vamos ao médico. Felizmente, para criar uma marca, também há consultorias especializadas e profissionais capacitados que podem te ajudar a estabelecer melhor seus objetivos, além de entender seu próprio negócio. Seja humilde na hora de enxergar a própria empresa. Veja seus defeitos, suas qualidades e defina como você quer que o mundo enxergue sua marca. Acredite e invista nisso. Com o tempo, o retorno supera expectativas e conquista multidões.

Defina a essência da sua marca

Quando bem estruturado, o branding promove uma experiência em todos os pontos de contato. Mas antes, é necessário ter uma visão muito clara do que move o seu negócio e qual é a alma da sua empresa. Como diria Simon Sinek, autor do famoso modelo “Círculo de ouro”, “as pessoas acreditam no que você acredita”. Para Simon, antes da marca vender o que é seu produto ou qual é o seu serviço, ou até mesmo antes de mostrar suas qualidades, ela deve dizer o porquê da sua existência. Fica muito mais fácil causar identificação nos consumidores quando eles compartilham de uma mesma crença que sua marca.

O melhor exemplo de branding que podemos ter é a Apple, que embora faça produtos de excelente qualidade, ela vende primeiramente uma ideia, um conceito e um estilo de vida. Quando uma marca conquista consumidores pelo seu espírito, a imagem dela passa a ter uma importância maior que seus próprios produtos.

Crie identificação com seu público

Atuar no branding da marca é pensar no contexto que vai causar a identificação com seu consumidor, bem como todos aqueles que entrarem em contato com ela. Esta identificação é feita mais facilmente quando desperta sensações de forma emocional. Se perguntarmos para consumidores descreverem um produto ou uma marca, eles provavelmente responderão com adjetivos, pois são dessa forma que as marcas são reconhecidas e entendidas. E não se engane, estes adjetivos e essa imagem causada a nível emocional foi pensada e implantada por seus criadores antes mesmo do produto ser lançado no mercado.

Analise seus resultados

Depois de conhecer bem seu próprio negócio, de definir a essência que você deseja passar através da comunicação que cause identificação com seu público, chega a hora de colher os esperados resultados. Com uma boa estratégia de branding, sua marca consegue:

  • Aumento de vendas em determinado produto;
  • Maior blindagem no mercado diante de novos entrantes;
  • Atrair talentos para trabalhar na empresa;
  • Maior poder de barganha com fornecedores e linhas de crédito;
  • Maior lembrança da marca e integração de compra por parte dos consumidores;
  • Indicação do público;
  • Ganhar alianças de mercado e parcerias;
  • Proporcionar experiências nos pontos de contato;
  • Aumentar o valor de mercado e atrair investidores.

E você? Conhece algum negócio ou possui uma empresa que utilize com excelência o conceito de branding? Ficou animado em colocar em prática essa técnica em sua marca e obter seus bons resultados? Então venha deixar seu comentário contando para nós e participar dessa conversa!

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