Muitos empresários se desesperam para conseguir mais e mais clientes, mas, por que não dar uma pausa nessa busca incansável e prestar um pouco mais atenção naquilo que já conquistamos? O velho ditado “é melhor ter um pássaro na mão do que dois voando” faz todo o sentido quando pensamos no que a fidelização pode fazer por uma organização.

Para se ter uma ideia, estima-se que os clientes fidelizados costumam responder por 65% das vendas de uma empresa, sendo que o custo para mantê-los costuma ser 5 vezes menor do que o esforço para conquistar novos consumidores. Além disso, são justamente os clientes fiéis que costumam promover a sua marca espontaneamente, além apresentarem menos resistência para novos produtos ou serviços.

Em resumo: a fidelização é sempre um bom negócio! Por isso, resolvemos trazer, neste post, algumas dicas sobre como fidelizar clientes. Confira a seguir!

Conheça o seu público-alvo

Para que o seu cliente seja fidelizado, é preciso que você desenvolva uma série de estratégias nesse sentido. Para que essas ações tenham efeito, no entanto, é fundamental que elas sejam focadas nas preferências do seu público. Por isso, o primeiro passo é descobrir profundamente qual é o seu público-alvo. Como fazer isso? Essa é a pergunta que vamos responder logo em seguida, então, continue conosco!

Aposte no poder do CRM

CRM (Customer Relationship Management) é um sistema desenvolvido especificamente para a coleta constante de dados da clientela. Assim, você pode descobrir em que estágio do funil de vendas o cliente se encontra e, principalmente, quais são os clientes que já costumam fazer negócios com você, bem como seus gostos, o seu perfil, entre outras coisas.

A ferramenta é indispensável para que o gestor tome decisões mais precisas, o marketing desenvolva estratégias mais eficazes e, principalmente, a equipe de vendas realize um atendimento mais personalizado, como mostraremos a seguir.

Saiba como fidelizar clientes através do atendimento personalizado

Você sabia que o cliente se importa mais em ser bem atendido do que comprar um produto de qualidade ou barato? Esse foi o resultado de uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. É fundamental que o gestor treine os colaboradores para atender todas as necessidades da clientela, de acordo com as informações obtidas pelo CRM.

Assim, é possível oferecer um atendimento personalizado para um novo perfil de consumidor, que está cada vez mais exigente.

Invista em estratégias promocionais

Sua empresa vai lançar novos produtos ou serviços? Que tal passar a informação para os clientes fidelizados com exclusividade? Quem sabe, até um desconto especial? Ou, quem sabe, não seria interessante realizar um programa de fidelização, pontuando cada compra e oferecendo vantagens especiais?

Em resumo, as estratégias promocionais especiais para os clientes fidelizados, certamente, podem ser uma excelente maneira para fortalecer esse vínculo!

Estabeleça canais de comunicação

Ouvidorias, SAC, E-mail. Nunca dificulte a comunicação para o cliente, afinal, ele pode ter interesse de entrar em contato por uma série de motivos, e você também, afinal, ouvi-lo pode fazer toda a diferença durante a realização das suas próximas abordagens.

Uma dica é criar uma página no Facebook, pois, além de ser um excelente meio de divulgação promocional, também ajuda na aproximação com o seu público-alvo.

Esse post te ajudou a entender melhor sobre como fidelizar clientes para a sua empresa? Para você, quais são os maiores obstáculos na hora de fidelizar os clientes? Deixe a sua opinião nos comentários!