É difícil de amargar e admitir dentro do processo comercial que a estratégia adotada para captar cliente certo não teve sucesso. Outra situação igualmente difícil é aceitar um cliente que representa baixa margem de lucro e muito trabalho para a empresa. Se sua empresa está vivendo algo parecido, é hora de pensar em demitir este cliente complicado.

O mercado de trabalho competitivo faz com que as empresas precisem se diferenciar e zelar por reputações de eficiência e eficácia. E para fazer isso é preciso também escolher sabiamente sua carteira de cliente.

Neste artigo vamos falar de alguns sinais, que podem estar passando desapercebidos pela equipe comercial, de que é hora de dispensar o cliente problema.

Não existe uma relação ganha-ganha entre empresa e cliente

Uma relação comercial, especialmente as duradouras, precisa trazer ganhos para as duas partes. O cliente precisa ser bem atendido e receber pelo que pagou e a empresa precisa obter o lucro da operação e conquistar o bom conceito no mercado.

Um bom cliente pode oferecer isso quando também defende sua reputação no mercado, quando divulga a satisfação com a empresa prestadora de serviço no trade e, principalmente, quando mantém uma relação respeitosa e construtiva com vendedores e prestadores de serviço.

A equipe de vendas fica estressada ou é destratada pelo cliente

A fama de um cliente intransigente, oportunista ou agressivo rapidamente toma conta da equipe de vendas e dos prestadores de serviço. Em pouco tempo todos demonstram não querer atender determinado cliente, e por vezes, isso pode diminuir a qualidade do clima organizacional e contaminar os demais atendimentos.

A tensão de atender o cliente complicado contagia como um câncer e nesses momentos podem ocorrer erros de execução do serviço por estresse ou até mesmo propositais por parte da equipe que se sente menosprezada e desrespeitada.

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Regras contratuais são frequentemente ignoradas e questionadas

Seja o cliente que não quer pagar o preço anunciado na vitrine ou aquele que atrasa o pagamento da fatura e reclama dos juros e multa a pagar, além de tomarem uma posição agressiva para tratar o assunto, também ignoram que as condições comerciais da sua empresa afetam a saúde financeira dela.

Quando um cliente atrasa um pagamento, você fica com menos capital para reinvestir ou pagar funcionários. E na maioria dos casos esse comportamento é reincidente.

A reputação da empresa ou cliente pode afetar o seu negócio

Neste caso a associação da sua imagem com a do cliente pode prejudicar os seus negócios. Se a empresa ou cliente é notório na mídia e na área em que atua e esteja envolvida em escândalos fiscais, ações trabalhistas ou contra o meio ambiente, entre outros, isso pode refletir na reputação da sua empresa também. É uma publicidade ruim que você precisa evitar.

Não existe uma relação de confiança no seu trabalho

O cliente precisa respeitar seu conhecimento do setor. Muitas vezes ele busca os serviços da sua empresa devido aos resultados que vocês ajudaram outras empresas a alcançarem, mas quando ele compreende que precisa dar controle e confiar nos seus conhecimentos para que isso aconteça com a empresa dele também, começa a criar empecilhos.

Na pior hipótese, depois de uma fase de negociações trabalhosa e estressante, ele altera o produto final e depois recorre novamente a você para solicitar correções sem custo.

Mas, afinal, como demitir um cliente complicado?

Ao analisar que a relação com o cliente complicado é insustentável e precisa acabar, a empresa deve adotar a melhor maneira de demitir esse cliente, pois como é esperado, ele pode dar trabalho neste momento também.

Tente não associar o fim da relação comercial com as características dele, e nunca deixe de usar o tom formal na conversa, usando documentos oficiais se for necessário. Até mesmo atribuir a decisão ao novo posicionamento da sua empresa pode ser menos impactante.

Aproveite agora e leia nosso post sobre duas situações em que o cliente pode não ter razão para compreender melhor quando a relação comercial não é favorável para a sua empresa.

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