Uma pesquisa sobre consumo apontou que 52% dos brasileiros já fizeram alguma compra por impulso. Pois nós listamos a seguir 5 dicas de como aumentar suas vendas, incentivando seu cliente a comprar. São estratégias fáceis e algumas delas você pode colocar em prática hoje mesmo. Acompanhe!

1. Como aumentar suas vendas?

Em um primeiro momento você pode oferecer bons descontos e fazer promoções. Dos 52% dos brasileiros que já fizeram uma compra por impulso, 50% a fizeram por causa de promoções e descontos especiais. Então, invista em ações promocionais. Desperte em seu cliente o sentimento de que ele nunca mais poderá ter uma oportunidade tão boa quanto aquela na vida. É uma ótima oportunidade de você estimular ainda mais a decisão de compra.

2. Invista em venda online e estude a possibilidade de ações de venda em shoppings

Segundo esta mesma pesquisa, os ambientes de venda online e de shopping centers são espaços que impulsionam naturalmente a compra por impulso. Esses locais recebem a maior parte destas compras. 35% dos entrevistados, por exemplo, citaram o shopping center como campeões de compra por impulso, enquanto 23% citaram as lojas virtuais. Portanto, trabalhe a possibilidade de venda nesses canais.

3. Use o visual merchandising

O visual merchandising é uma estratégia de varejo, usada no ponto de venda, que leva em consideração diversos aspectos de apresentação do produto com objetivo de seduzir e influenciar a decisão de compra do cliente. Nessa estratégia, é feito um estudo de combinação visual do produto com o ambiente e o espaço na criação de um display capaz de engajar mais pessoas, criar uma experiência sensorial única e encorajar vendas.

Hoje, esta estratégia já é muito usada em diversas lojas, principalmente do segmento da moda através do design de vitrine. Mas ela também pode ser usada para diversas outras áreas e produtos.

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4. Invista no apelo emocional

O processo de compra começa com uma necessidade do consumidor, já a decisão é feita baseada em argumentos emocionais ou racionais. Nosso cérebro, no entanto, reconhece primeiro os argumento emocionais de uma compra do que os racionais. Por exemplo, na hora de comprar um produto você cria um certo laço com ele para só depois pesquisar sobre na internet. Por isso, utilizar o apelo emocional na sua comunicação é uma boa estratégia para estimular a compra. Use argumentos como status e pense sempre em suprir uma necessidade emocional imediata, oferecendo satisfação, prazer e até humor para o cliente.

Como exemplo podemos citar a técnica de gatilhos mentais que Conrado Adolpho define com o seguinte conceito: “Um gatilho é algo que suscita milhares de sentimentos que você não consegue controlar.”

Gatilhos mentais são estímulos que acionam uma resposta emocional automática condicionada pela evolução humana.

Gatilho mental da especificidade

Esse gatilho tem o poder de aumentar a sua credibilidade e confiança perante os olhos do prospecto.

O gatilho da especificidade é um fenômeno psíquico, que atribui mais valor e credibilidade a um argumento preciso, do que a um argumento genérico.

Exemplo errado: Descubra como ganhar 7 mil reais em 1 dia vendendo perfumes.

Exemplo certo: Descubra como um morador de rua ganhou R$ 7.648,37 em apenas 3 horas de trabalho, vendendo perfumes Jequiti pela internet.

Para você ser específico, preciso e exato dê detalhes sobre a venda. Dessa forma o prospecto vai ficar encantado com o que está sendo lindo. 

Gatilho mental da autoridade

Temos uma profunda sensação de submissão e obediência quando estamos de frente a uma autoridade ou um especialista no assunto, ou seja, nós tendemos a aceitar, instantaneamente e automaticamente a opinião de uma autoridade.

2 formas de aplicar e se tornar uma autoridade: 

Ensine conteúdo que seu prospecto desconhece

Entregue conteúdo de valor para o prospecto que ele desconheça, se você está dando conteúdo que a pessoa não conhece, ela vai perceber que você tem mais conhecimento do que ela, naquele assunto, então ela vai passar a tiver como uma autoridade, um especialista.  

Mostre Resultados 

Mostre seus resultados e os resultados que você gerou para outras pessoas.

Se você consegue gerar resultados que, seu prospecto deseja alcançar, para outras pessoas, então ele vai começar a te ver como autoridade.

Gatilho mental da escassez

A escassez explora a vulnerabilidade que o cérebro tem em relação a perda.

Nosso cérebro não gosta de perder ele não foi programado para isso, sempre que percebemos que nós podemos perder algo, nós reagimos imediatamente buscando eliminar aquela perda. A escassez usa dessa característica cerebral para induzir uma ação imediata no prospecto.

Se uma oportunidade de valor que você está oferecendo, estiver preste a acabar, o prospecto além de sentir um forte impulso de agir imediatamente, também vai valorizar ainda mais aquela oferta.

Esses sentimento de possível perda, acaba impulsionando o nosso desejo de adquirirmos o item escasso, imediatamente.   

5. Ofereça várias formas de pagamento

A facilidade de pagamento também influencia diretamente a compra. É um argumento forte diante de classes mais baixas, sendo muitas vezes o que faltava para uma decisão. Portanto, ofereça parcelamento e até descontos, se possível. Isso pode fazer toda a diferença.

Pronto, agora é só começar a implementar essas estratégias. Mas seja cuidadoso na hora de trabalhar a compra por impulso. Muitos consumidores pensam que esta forma de venda é invasiva e, muitas vezes, manipuladora, colocando em discussão a sua credibilidade. Isso não significa que você não deve fazer, significa apenas que você deve ficar atento à resposta do seu público. Se ele se mostrar insatisfeito com alguma ação, reestruture-a e tudo correrá bem. Ainda tem alguma dúvida ou gostaria de deixar algum questionamento? Então comente o post e venha participar da conversa!

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