No mundo dos negócios, o ditado “diga-me com quem andas e te direi quem és” tem uma versão exclusiva, que diz respeito à escolha acertada dos seus parceiros, fornecedores e, até mesmo, dos clientes.

Afinal, o resultado das vendas e do bom atendimento é reflexo direto dessas escolhas — e, no caso dos fornecedores, quanto maior for a importância dele para a qualidade do serviço prestado por sua empresa, maior é a necessidade de procurar um que possa garantir o diferencial competitivo que sua empresa precisa.

É o caso das peças de impressão digital. O uso de banners, adesivos e displays caracterizam completamente grandes espaços para eventos ou campanhas sazonais de lojas e shoppings, sendo essenciais para o sucesso do negócio. Um parceiro escolhido com critério pode garantir soluções criativas, bom atendimento e execução acelerada, destacando sua empresa das demais.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos discutir como o bom atendimento pode se estabelecer com um diferencial competitivo e mudar os resultados da empresa — e como é possível potencializá-lo a partir da escolha de uma empresa de comunicação visual de confiança.

Atendimento personalizado

Com inúmeras opções no mercado, fazer com que o cliente escolha por uma empresa ou outra, em muitas vezes é uma questão de experiência. Quanto mais ele se sentir importante, mais preferência dará à marca.

O primeiro passo é conhecer o cliente. É preciso entender seu comportamento como um todo, compreendendo hábitos, costumes, gostos, entre outros aspectos que permitem entender seu potencial de compra.

Por isso, é de extrema importância que a persona da sua empresa esteja atualizada, e caso você não tenha criado a sua persona ainda, trate de criá-la rapidamente.

Entenda suas necessidades

A partir da compreensão de todas as informações relevantes, é possível identificar com clareza o tipo de necessidade do cliente. Portanto, o atendente precisa estudar os produtos e/ou serviços que a empresa oferece para entregar uma solução que irá realmente ajudá-lo.

Assim, naturalmente, o cliente terá sua expectativa atendida ou superada!

Ofereça orientações visuais claras para o cliente

O cliente precisa sentir-se bem informado quanto às orientações internas da empresa — e a comunicação visual, através de painéis e placas, pode ser a resposta para isso. Informativos de quais produtos participam de promoções, setorização da loja e até um fluxo de compra deixam o cliente mais confortável e suscetível à compra.

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Faça um plano de marketing que contemple a escolha dos fornecedores

Além da pesquisa dos concorrentes, dos potenciais clientes e do mercado de atuação, o plano de marketing também deve contemplar uma pesquisa dos principais fornecedores, e os diferenciais que cada um pode oferecer.

Dependendo do segmento de atuação, a comunicação visual representa um grande investimento para a empresa, sendo um de seus principais custos. Essa grandeza deve ser levada em consideração ao escolher qual fornecedor contratar, pois o valor do contrato é importante, mas a qualidade do serviço oferecido também é. Empresas de comunicação visual que formam parcerias duradouras com seus clientes oferecem verdadeiras consultorias.

Alinhe sua campanha publicitária com os pontos de contato com o cliente

Empresas de comunicação visual com grande experiência de mercado — e, principalmente, que conheçam o estilo da sua empresa — podem fazer com que todos os pontos de contato com o cliente garantam uma experiência única para o consumidor e, assim, também garantam um maior ROI (Retorno sobre Investimento) do valor investido na sua campanha de marketing.

Além da cordialidade, do respeito ao cliente e dos múltiplos canais de vendas para o bom atendimento, é um fato consumado que a arte visual de qualidade no ponto de venda motiva os clientes no momento da compra, causando sensações e sentimentos positivos.

Faça a venda do intangível ser um diferencial competitivo

Um bom atendimento contempla a educação, a cordialidade, a presteza e o produto ou serviço de qualidade. Mas todas as empresas concorrentes também focam nesses quesitos e, por isso, fazer a venda considerando também a experiência de compra e as sensações do cliente no ponto de venda pode ser um diferencial competitivo.

Pesquisas mostram que as pessoas possuem reações muito mais reais e fáceis de serem identificadas quando interagem com imagens. Portanto, para proporcionar isso, as peças publicitárias e as sinalizações utilizadas nos pontos de vendas precisam ter excelente qualidade. Essas peças podem ser as geradoras desses sentimentos e sensações, complementando a experiência de compra no PDV.

Com esses pontos analisados, fica evidente a importância da comunicação visual no bom atendimento que a empresa pode prestar ao cliente, e como isso pode se tornar um diferencial competitivo. Faça uma análise financeira de quanto a comunicação gráfica representa no seu orçamento, e considere negociar pacotes anuais personalizados. Isso pode trazer valores mais interessantes e, principalmente, melhores resultados nas vendas — por ser feito um trabalho contínuo e uniforme com uma só empresa.

E então, pronto para investir no atendimento como diferencial competitivo? O ambiente da loja também é uma excelente maneira de se diferenciar. Para saber mais, confira também nosso post sobre como ter uma loja moderna!

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