Quem trabalha com marketing com certeza já ouviu falar em visual merchandising, uma estratégia de varejo que utiliza recursos visuais diversos para incentivar as pessoas a comprar mais. Entre eles, o vitrinismo se destaca – literalmente – aos nossos olhos.

Trata-se de um conjunto de ferramentas para projetar uma vitrine bonita, bem organizada e criativa, essencial para encantar e atrair mais clientes por impulso. A seguir, vamos conhecer melhor essa técnica, sua importância e quais as vantagens de aplicá-la em sua loja.

Para que serve o vitrinismo?

A função do vitrinismo é auxiliar a empresa a apresentar seus produtos para os consumidores de uma maneira mais eficiente, explorando o potencial visual das fachadas e vitrines. Assim, os clientes recebem um estímulo a mais para entrar e fazer compras.

Uma boa vitrine, porém não “trabalha” sozinha. Ela deve estar integrada a uma estratégia de visual merchandising, que engloba a distribuição das mercadorias no interior do estabelecimento e a organização do espaço em si conforme o comportamento do comprador.

Assim, toda a loja comunica sua identidade para atrair o cliente certo por meio de uma experiência positiva e adequada às suas necessidades.

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Qual é a importância e quais são as vantagens do vitrinismo?

O método é importantíssimo para atrair consumidores e fortalecer o nome da marca. Com uma vitrine atraente, as chances de o cliente pensar em entrar na loja são maiores.

Quando o indivíduo é fisgado, tudo deve estar em harmonia para que ele tenha uma boa experiência. Por tudo entende-se a disposição dos produtos, as cores, a iluminação, sonorização e até o aroma do ambiente.

Aliando-se o vitrinismo com um bom atendimento, o comprador se sentirá confortável e bem recebido, aumentando a probabilidade da compra. Se ele já entrou no local com a intenção de adquirir algo, a disposição das mercadorias pode fazer com que ele faça uma compra adicional. Por isso, a organização da loja deve ser feita de uma maneira que o comprador veja todos os produtos de seu potencial interesse.

A técnica ainda fortalece a marca, pois o comprador satisfeito fará propaganda para a família e para os amigos, dando mais credibilidade à empresa. E quem trabalha com merchandising sabe que fidelizar consumidores é tão importante quanto conseguir novos!

Como medir os resultados de uma vitrine?

Outra vantagem é a possibilidade de monitorar resultados dia a dia, tanto em conversas com o cliente quanto em número de vendas.

Se um consumidor em potencial entra na loja e gosta do que vê, os colaboradores do estabelecimento perceberão. Se a pessoa não tiver uma experiência agradável na loja, também será perceptível para os funcionários. Dessa maneira, será mais fácil saber quando a estratégia precisa ser alterada e quando ela está funcionando.

O vitrinismo e o visual merchandising podem ser ótimas ferramentas para alavancar seus rendimentos e para dar autoridade à sua empresa no ramo em que atua. Depois das informações apreendidas aqui, você já está pronto para aplicar a estratégia do vitrinismo em sua loja?

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