Dentro de uma realidade na qual o mercado do varejo está altamente competitivo, um espaço rico para atrair e provocar encantamento não pode ser desprezado. Investir tempo no planejamento e separar uma parte do orçamento na montagem da vitrine para loja pode impulsionar suas vendas. O lado bom dessa história é que existem algumas dicas simples e evitar os erros mais comuns podem ajudar a potencializar a eficácia de uma vitrine.

Como conseguir um desempenho melhor e excelentes margens de lucros no final do mês? Confira, no artigo de hoje, as nossas dicas!

Organize bem os seus produtos

Uma vitrine bem montada não precisa mostrar todos os produtos que a loja oferece. Escolha alguns itens de destaque e trabalhe a organização do espaço para que eles sejam valorizados.

Exponha as suas peças mais interessantes, reforçando a exclusividade dos artigos. Misture alguns itens baratos com outros mais caros para atrair públicos de menor e maior poder aquisitivo.

Se a sua loja trabalha com itens variados, que não combinam entre si, você pode dividir os espaços em setores e, assim, manter a harmonia. Caso a área disponível não seja grande o suficiente para setorizar, vale fazer um rodízio entre os produtos mais importantes. Não se esqueça de deixar sempre espaços vazios para não poluir o visual, já que uma loja moderna pede um ambiente com informações claras e diretas.

Reforce os seus melhores lançamentos

Uma vez que você está planejando as atualizações da vitrine, é essencial também reforçar os lançamentos da sua coleção. Se você deixar a mesma vitrine por muito tempo, o público se cansará com mais facilidade. Os brasileiros adoram uma novidade e você deve se valer disso para conseguir uma boa estratégia de vendas!

Procure colocar os itens mais recentes nos melhores expositores e manequins, de forma que eles despertem a atenção de quem passa na frente do seu ponto de vendas. Empreendimentos “unissex” devem colocar artigos masculinos e femininos em proporções similares. Além disso, aposte em tendências e combinações que estimulem o desejo de comprar mais de um produto.

Blog baixe ebook1

Faça as escolhas certas

Outro passo importante para montar uma vitrine para a sua loja é fazer as escolhas certas, afinal, esse é um lugar que tem um limite de espaço e de informações, no qual você só deve expor os seus artigos de maneira inteligente e estratégica. Uma falha que não pode acontecer, por exemplo, é exibir produtos que não estão mais disponíveis em estoque. Cometendo esse erro, você pode deixar os vendedores desconfortáveis e os consumidores irritados e talvez eles nunca mais retornem! Portanto, selecione as mercadorias de acordo com a atratividade que elas exercem no cliente, em consonância com a sazonalidade, com a decoração que você pretende fazer e com as margens de lucro que almeja.

Invista na iluminação da vitrine para loja

Existem inúmeras maneiras de iluminar uma vitrine e você deve escolher a que mais combina com o estilo da loja. Pode ser uma iluminação mais uniforme, valorizando o espaço como um todo ou uma iluminação com áreas estratégicas de destaque. Esse jogo de luz e sombra é ideal para valorizar artigos com maior valor agregado, pois cria uma atmosfera mais luxuosa para eles.

Não harmonizar as luminárias e os spots com as mercadorias pode acabar com todo o propósito da montagem e prejudicar a sua visualização. É imprescindível equilibrar as lâmpadas para que elas não chamem mais atenção do que os próprios produtos. Deixe os focos principais na área central, de maneira que ali fiquem apenas os itens que você deseja destacar na coleção.

Construa um tema interessante

Outra excelente ideia para uma boa vitrine de loja é apostar na construção de um tema. Isso pode ser um grande diferencial na hora de ter uma vantagem competitiva diante da concorrência.

Não precisa ser nada sofisticado, preocupe-se apenas em manter uma certa coerência no mostruário. Você pode usar como base uma linha qualquer de artigos, alguns eventos ou datas comemorativas ou uma paleta de cores. O imprescindível mesmo é que um produto faça link com o outro e possa incitar, naturalmente, a aquisição de diversas mercadorias.

Blog-Instagram

Considere o grande poder das estações

Para conseguir uma boa vitrine de loja, você pode se guiar pelas estações do ano. Cada uma delas possui características diferentes e poderosas, que podem ajudar as pessoas a se identificarem com os artigos e a optarem pela compra.

Fique muito atento às tendências que cada época apresenta: qual é a peça-chave ou a cor mais usada nas principais coleções da temporada? Identifique-a e utilize-a nos seus mostruários para atrair um público mais antenado em moda.

Opte por materiais de qualidade

Adesivos, displays, móbiles e outros materiais gráficos podem ajudar a montar sua vitrine. Especialmente em datas comemorativas ou liquidações, esses artifícios garantem mais destaque e atraem o interesse dos clientes.

Mas um cartaz com impressão de má qualidade ou um adesivo mal colado podem proporcionar à vitrine um ar de desleixo. Por isso, sempre que possível, conte com o trabalho de um profissional para desenvolver os layouts e invista em um material de qualidade para produzir as peças.

Planeje minuciosamente as atualizações

Para que a vitrine não seja esquecida ou trocada de última hora, às pressas, é essencial fazer o planejamento das atualizações. Com a definição das datas de cada troca de vitrine, é possível antecipar quais materiais serão necessários, escolher a decoração adequada e ter uma montagem calma e sem imprevistos. Portanto, defina as datas em que a vitrine será renovada, os produtos que serão usados e quem será o responsável pela ação, caso mais de uma pessoa cuide dessa tarefa.

Separe uma parte do orçamento para a vitrine

Para que todas as ações planejadas possam ser executadas sem sustos, é essencial ter um valor disponível para investir na vitrine. Pesquise os preços com diversos fornecedores e defina o quanto será gasto em cada ação. Lembre-se que algumas datas, como o Natal, Dia das Mães ou dos Namorados, precisam de um investimento maior para se destacar da concorrência.

Faça um orçamento realista, dentro das possibilidades do seu negócio, para que seja possível manter a regularidade das ações conforme o planejamento. Prestando atenção a esses detalhes, é possível montar uma vitrine para loja com estilo e eficiência, alinhada aos valores do seu negócio e irresistível para os clientes.

Gostou das nossas dicas para evitar os erros mais comuns na montagem de vitrines para loja? Não deixe de curtir o nosso perfil no Facebook!

Solicite Orcamento