O shopping center é, por definição, um lugar onde as pessoas vão para comprar. Levando em consideração o seu propósito, não é de se estranhar que a concorrência nos shoppings seja acirrada. Mas será que o merchandising é uma boa alternativa para estes estabelecimentos comerciais? Confira a resposta no nosso post de hoje!

Diferenciar para vencer

Quem tem uma loja em shopping center costuma espiar os corredores à sua volta, para ver o que está acontecendo no universo de seus concorrentes. Afinal, é necessário fazer o possível para que seus produtos se destaquem em um mar de lojas.

Não é à toa que esses pontos de venda possuem enormes paredes de vidro. É a chance para o marketing botar para funcionar suas estratégias e ferramentas visando fisgar aquele consumidor que está caminhando pelo shopping em busca da próxima compra. E é justamente aí que entra o merchandising.

O merchandising como ferramenta

Em primeiro lugar, é melhor começar definindo de forma rápida o que é essa ferramenta. Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Ou seja: todas aquelas coisas boas que os clientes adoram, como brindes, descontos, festas e qualquer outra ação que agregue valor (mesmo que temporário) ao produto que ela está adquirindo.

Essas ações, quando bem executadas, podem, inclusive, influenciar o consumidor a mudar de opinião acerca de uma marca ou produto, além de também permitir ao empresário uma oportunidade de se aproximar do seu público visando ações de fidelização posteriores. E, em um shopping center, quem não quer ter clientes fiéis?

Elaborando um bom plano

Para criar um plano matador, é necessário prestar atenção a alguns pontos específicos. São eles:

  • Público-alvo: para quem se dirige a sua estratégia de merchandising? Identifique faixa etária, classe sócioeconômica, necessidades e desejos.
  • Produtos: o que você tem a oferecer? o que diferencia (preço, forma de pagamento, variedade) o seu estabalecimento de todos os outros no shopping?
  • Atendimento: sua equipe está preparada para lidar com a demanda de clientes?
  • Estoque: você conseguirá repor os estoques ou produzir material necessário para atender às proposições de sua ação?

Portanto, pense bem e responda cada uma dessas perguntas honestamente. Se o resultado for favorável, sinal verde!

Benefícios do merchandising

Um dos grandes benefícios em apostar neste tipo de ação é transformar o processo de compra em algo positivo, principalmente do ponto de vista do consumidor. Não precisa ser um expert para imaginar que uma pessoa estará sempre predisposta a repetir algo que dá prazer.

A tríade da compra (consumidor, produto, dinheiro) já está formada, fazendo com que seja muito mais fácil para a equipe de vendas converter quem “só está olhando” em mais um cliente satisfeito. Além disso, essas ações permitem uma quebra da lealdade do consumidor a alguma outra marca ou produto de um concorrente, tendo em vista os novos benefícios obtidos em sua loja.

Então, o que você está esperando? Invista no merchandising e comece a colher os resultados! Caso ainda tenha dúvidas ou queira uma mãozinha para começar, conte com a Imagem Scan!