As artes gráficas estão presentes em nosso dia a dia em inúmeros itens. A todo momento temos contato com alguma peça gráfica. O tubo da pasta de dentes, por exemplo, é uma peça gráfica. A nota de dinheiro e o cartaz, também.

A produção gráfica é o conjunto de etapas necessárias para reproduzir, em qualquer número de cópias, peças escritas e imagens a partir de uma matriz, o layout ou arte-final. Está presente desde a impressão de um simples cartão de visitas até a de um sofisticado catálogo.

Quem desenvolve trabalhos que englobam serviços de impressão precisa conhecer o processo de produção, para garantir que todas as fases sejam cumpridas. Preparamos, neste post, muitas informações importantes sobre produção gráfica. Confira!

Quais são as etapas do processo gráfico

Seja um adesivo ou uma impressão digital, o processo gráfico contempla quatro fases distintas, porém conectadas. São elas: criação do projeto, pré-impressão, impressão e o acabamento.

Criação

O designer é o responsável por esse momento. Ele cria, de acordo com as necessidades e desejos do cliente, a parte visual do projeto, alinhada com o texto. Por meio de processos criativos e sistemáticos, dá um corpo (ainda virtual) a uma ideia.

Pré-impressão

É um conjunto de ações adotadas após a finalização do arquivo. Nessa etapa são testadas as possibilidades criadas, antes da impressão propriamente dita. Seu principal objetivo é identificar e corrigir eventuais falhas no arquivo, para garantir a alta qualidade da impressão.

Impressão

Essa é a fase em que as ideias são materializadas. É o processo de impressão propriamente dito, que acontece na gráfica.

Acabamento

É a última etapa do processo. Nesse momento, todos os detalhes são trabalhados, como corte, revestimentos, aplicação de vernizes etc. Aqui o impresso recebe sua forma definitiva.

Blog-Instagram

A importância do constante controle das etapas

Uma boa ideia não tem total garantia, por si só, de se desdobrar em um produto fiel a ela. Por isso é vital acompanhar todas as fases e elementos que fazem parte do processo.

A partir da constante análise e controle, as expectativas dos clientes podem ser mais facilmente atendidas. Para isso, os envolvidos em cada uma das etapas precisam trabalhar em sintonia e ter conhecimento sobre as atividades realizadas por todos.

Quem supervisiona a produção gráfica

O responsável pela supervisão da eficácia de cada uma das etapas é o produtor gráfico. Ele é o encarregado por garantir que a ideia inicial aprovada não seja, ao longo do processo, desvirtuada.

É importante que tenha total conhecimento sobre cada uma das fases do processo. Ou seja, domine todos os tipos de papéis, tintas, tipos de impressão, acabamento e logística, para garantir a qualidade do produto final.

Outros pontos que também precisam ser constantemente considerados são a verba disponível, prazos de entrega, o objetivo de cada projeto etc. Por fim, um bom relacionamento com os fornecedores é fundamental para garantir os melhores custos.

Essas informações sobre produção gráfica foram úteis para você? Então assine a nossa newsletter e conheça outros conteúdos que também possam ser do seu interesse!

Solicite Orcamento