Aprenda a solicitar um orçamento de comunicação visual corretamente, pois faz toda a diferença na qualidade do resultado, na economia de preço e na otimização dos prazos. Caso contrário, o material que chega, pode passar por uma série de ajustes — indesejáveis — no orçamento. Para evitar surpresas desagradáveis, é necessário saber exatamente quais as informações que devem vir na solicitação como o tipo de material e acabamento desejado. Confira abaixo o que você deve fazer para solicitar um orçamento preciso e sem erros:

 Material

Descreva as informações a respeito do material. Qual a quantidade desejada, o que é o material (adesivo, lona, placa) e as dimensões do impresso. Geralmente, como estamos falando de grandes formatos, o tamanho é passado em centímetros ou metros.

Tipo de mídia

Existem vários tipos de substratos nos quais podemos imprimir, principalmente se estivermos falando de impressão UV, então é importante especificar bem em qual material será impresso seu trabalho, por exemplo: lona front 440g ou placa de PS 2mm.

 Cores de Impressão

Se tratando de impressão digital, o número de cores não interfere no orçamento, o que já não acontece nos serviços em recorte eletrônico e serigrafia, onde o número de cores impacta diretamente o valor do orçamento. O que sempre devemos atentar, é na indicação de quantos lados o impresso vai usar, ou seja, impressão apenas na frente (4/0) ou impressão frente e verso (4/4). Se houver a utilização de cores especiais (Pantone), também deve ser especificado, lembrando sempre que o Pantone será feito por aproximação, já que os tipos de impressoras utilizadas em comunicação visual não utilizam tintas Pantone.

 Acabamento

Existe uma série de acabamentos para o material impresso:

  • Sem acabamento: você receberá o material com sobras brancas no entorno.
  • Corte reto : é cortar os excessos, ou seja, você receberá o material no formato exato que solicitou.
  • Sangria: você receberá o material com impressão além do formato final da peça.
  • Banner: lona com acabamento em tubetes e corda.
  • Laminação: Proteção em filme transparente com brilho ou fosco.
  • Ilhós: são argolas metálicas colocadas dentro da área de impressão com o propósito de esticar a lona através de abraçadeiras.
  • Fita dupla-face: você pode solicitar receber o seu material rígido (placas) já com a fita dupla-face aplicada no verso.
  • Corte especial(router): é um corte feito com equipamento de CNC para dar acabamento em substratos rígidos tipo PS, PVC, Acrílico, MDF, ACM, etc. Esse acabamento é muito utilizado quando o formato é irregular.

Instalação

Caso você deseje que o material seja aplicado, não se esqueça de informar se essa instalação pode ser feita em dia e horário comercial ou não, e se possível envie uma foto do local de instalação.

Seguindo bem essas especificações, você vai ver que solicitar um orçamento na gráfica não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser bem mais rápido do que imagina, mas se você ainda tem dúvidas de como solicitar seu orçamento da melhor forma possível, entre em contato conosco que teremos um enorme prazer em atendê-lo.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua questão aqui nos comentários.