Em um empreendimento, oferecer serviços ou produtos de excelente qualidade e manter um ótimo atendimento são fundamentais para construir uma boa reputação. Porém, eles não são os únicos aspectos que devem ser aprimorados para atrair mais e mais clientes.

Uma comunicação visual adequada, por exemplo, é igualmente essencial para o êxito de seu negócio. Ter um layout bonito e que passe a intenção da marca desde a entrada do estabelecimento é uma das formas de identificação e divulgação mais eficazes para atrair novos clientes. Sendo assim, é essencial apostar nos letreiros para fachada.

Neste post, explicaremos quais são os passos a serem seguidos para transformar os letreiros em um diferencial para seu local de trabalho. Acompanhe e coloque essas ideias em prática hoje mesmo!

Aprenda a diferenciar a fachada de letreiro

Uma pergunta antes de esmiuçar o assunto: você sabe qual é a diferença entre fachada e letreiro? Entender bem essa distinção vai abrir sua cabeça para escolher as melhores opções.

A fachada de uma empresa engloba a porta, as paredes da casa ou do edifício e sua decoração externa, entre outros detalhes — como o letreiro. Deve estar sempre limpa e com a pintura em dia, além de ser chamativa, sem deixar de transmitir a imagem correta da sua marca.

O letreiro, por sua vez, se trata do elemento que expõe o nome do estabelecimento ou marca e, em alguns casos, apresenta seu slogan e descreve um rol de serviços oferecidos. Ele deve respeitar a comunicação visual previamente estabelecida para o empreendimento, de forma coerente aos itens de papelaria e demais meios de comunicação já utilizados.

Conheça os tipos de letreiros para fachada

Um letreiro pode trazer diferentes formas e materiais. Por esse motivo, a determinação do seu design é extremamente importante.

Um dos tipos mais conhecidos é a letra caixa, que pode ser de acrílico ou aço inox, de modo que o material será definido de acordo com a cor e a fonte que serão empregadas. O estilo da letra caixa é comumente encontrado em postos de gasolina e nos supermercados.

Se o cliente prefere algo mais sofisticado, pode-se apostar nos letreiros com iluminação LED. Eles são chamativos e bastante econômicos, já que a tecnologia LED apresenta um consumo extremamente baixo.

Nesse caso, a iluminação pode ser direta, onde a letra irradia a luz do LED; ou indireta, em que ela fica por trás — é a borda das letras, PORTANTO, que transmite a luminosidade.

Existe também o famoso “backlight”, em que não só as letras, mas toda a estrutura do letreiro é produzida em material translúcido, apresentando um efeito muito elegante.

Alguns dos materiais mais usados para a confecção de letreiros atualmente são as lonas, que podem ser impressas ou com aplicação de adesivos. Temos também o metalon e o ACM.

Blog-Instagram

Saiba como e onde posicionar os letreiros

É imprescindível que os letreiros estejam bem colocados logo à frente do estabelecimento, em sua fachada. Entretanto, eles também podem ser posicionados internamente, na recepção.

Dessa forma, seus clientes em potencial serão impactados logo de cara. Quando chegarem à frente da empresa, a imagem será firmada na mente das pessoas; dentro do seu ambiente, por sua vez, ele provavelmente se apresentará de maneira mais receptiva, acolhedora e até mesmo profissional.

Entenda as vantagens de investir em letreiros

A principal vantagem de se investir e letreiros para fachada é a atração garantida de clientes. Afinal, é dessa maneira que aqueles que podem comprar com seu negócio terão o primeiro contato com a sua marca e se sentirão impactados por ela. Quanto mais vezes passarem por seu estabelecimento, mais assinalada na memória ele estará a partir daquele elemento visual.

Além disso, os letreiros são estruturas fáceis de serem substituídas e instaladas, adequando-se às diferentes demandas de comunicação que uma empresa porventura tiver. Tal comunicação, por sua vez, terá uma grande visibilidade nas ruas e avenidas. Ou seja, seu letreiro estará em contato com centenas ou milhares de potenciais clientes ao dia.

Procure posicionar seus letreiros de forma objetiva junto aos outros elementos escolhidos, assim corroborando a segurança e a confiabilidade do negócio. A pessoa se lembrará a todo o momento onde está e associará aquela comunicação aos serviços prestados ou aos produtos oferecidos.

Os letreiros ainda trazem um custo baixo em comparação a seu alto benefício, cabendo em seu bolso e trazendo incríveis resultados.

Escolha corretamente o letreiro ideal para seu tipo de negócio

Já que existem vários tipos de letreiros e inúmeras vantagens em seu investimento, é chegada a hora de escolher qual será o estilo ideal para seu empreendimento. Inicialmente, é válido ter cuidado para não criar uma grande poluição visual na composição de sua fachada.

Este deve ser produzido com fontes e cores que caminhem junto com a visão de sua marca, nunca fugindo da integridade visual estabelecida para outros tipos de divulgação.

Antes de instalar o letreiro, é importante também verificar junto à prefeitura de seu município se o tipo escolhido é permitido na legislação municipal. Alguns tipos são proibidos em certas localidades devido à iluminação forte ou mesmo por causa do tamanho determinado, então é bom se atentar a esse aspecto.

Lembre-se de estudar bem sobre qual será o tamanho do letreiro e tenha muita atenção para sua localização. Ele deve permanecer exposto onde consiga atingir o maior número de pessoas possível e identificar claramente o local de funcionamento do seu negócio.

É importante alertar para o fato de que as fachadas e letreiros estão sujeitos ao vandalismo em vários centros urbanos do país. Por isso, escolha bem o posicionamento e o material para o seu elemento visual, de modo que esteja mais precavido e não perca dinheiro.

Uma coisa que deve ter em mente é que letreiros não se portam como anúncios publicitários. Deste modo, tenha foco em transmitir por meio deles uma mensagem objetiva e simples, sem delongas. Do contrário, os consumidores ficarão confusos e dificilmente lerão todas as informações à mostra.

Os letreiros para fachada são uma maneira altamente positiva e eficiente de estar sempre em contato com seus clientes. Agora que você conhece a importância deles, é só escolher o mais adequado para o seu negócio!

Se este artigo foi útil para você, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos que também poderão auxiliar a sua empresa a ter uma comunicação mais eficaz.

Solicite Orcamento