Competitividade já é um aspecto essencial no mercado em si, imagine só em feiras e eventos corporativos, quando empresas concorrentes e público estão reunidos no mesmo lugar!

As empresas que vão expor em feiras precisam investir pesado em estratégias de visual merchandising se quiserem se destacar. Entretanto, se quiserem obter sucesso de verdade, é preciso ir além.

Quer saber como ir além? Então está com sorte! Pois no post de hoje falamos exatamente sobre isso. Veja só:

Elabore um bom planejamento

Um bom planejamento é fundamental para qualquer negócio, inclusive quando falamos de eventos corporativos e, por isso, não deve ser negligenciado. Sendo assim, estude a programação da feira, saiba quais concorrentes e parceiros participarão e leia atentamente o regulamento para entender as normas. Além disso, para te ajudar nessa etapa, é importante que o objetivo esteja bem definido, pois ele influenciará diretamente na hora de traçar as estratégias.

Aumente sua rede de contatos

Participar de uma exposição é sempre uma oportunidade de ouro para cultivar o networking, e assim abrir possibilidades de contratar profissionais, criar parcerias, prospectar clientes e fechar negócios. Contudo, para que os objetivos sejam realmente alcançados, é preciso que se adote algumas práticas de networking, como conhecer bem sua audiência e passar confiança.

Tome cuidado com a abordagem

Esse é um dos pontos de mais atenção ao participar de eventos corporativos: é imprescindível que toda sua equipe esteja treinada e preparada para abordar o público. Neste caso, fazer as perguntas certas, esbanjar simpatia e, sobretudo, não ser invasivo, é o caminho a se seguir.

Para tanto, pense que os visitantes podem ser classificados em três tipos: os interessados, os desinteressados e os hesitantes – que devem ser encorajados por meio de uma abordagem adequada. Se o evento for internacional, tenha ao menos uma pessoa fluente em inglês, além dos materiais de divulgação traduzidos.

Deixe a empresa sempre organizada

Não se esqueça que, durante a exposição, o estande é a sua empresa e tanto os consumidores quanto seus concorrentes estarão de olhos bem abertos. Portanto, é fundamental que ele esteja sempre impecável. Para ajudar nesse desafio, certifique-se que a equipe tenha o contato dos responsáveis pelo evento a fim de minimizar os imprevistos; não permita que os atendentes demonstrem desinteresse, especialmente por estarem entretidos com o celular; e não deixe o espaço bagunçado, jogue o lixo no lixo e organize o local.

Invista nas peças de divulgação

Em eventos corporativos, os materiais de divulgação fazem parte da estrutura do seu estande e devem estar contemplados no planejamento, afinal, são pontos decisivos para o sucesso na feira.

Assim, invista em materiais de qualidade, com layouts criativos, comunicação visual atraente, além de um estande bem projetado e cenográfico com o intuito de reforçar e destacar a imagem da marca no evento. Uma boa dica é apostar nos brindes, que vão te ajudar a atrair os clientes em potencial.

Para expor em feiras e eventos, aposte em tecnologia!

Vivemos numa era que as pessoas são hiper conectadas, e a tecnologia é um fator relevante. Por isso, não se pode abrir mão desse recurso. As ações podem começar antes mesmo do evento, por exemplo, criando um site pré-evento, fornecendo linhas de contato gratuitas, enviando e-mail marketing e marcando presença nas redes sociais. Durante a feira, você pode apostar em recursos interativos no estande, como telas touch e jogos digitais. Essas táticas fisgam clientes assertivamente.

Além disso, com um simples sistema de gerenciamento do cliente (CRM), você pode traçar o perfil das pessoas que visitam o estande, levantando dados que o ajudarão a traçar estratégias no futuro.

Adotando essas dicas seu estande vai deslanchar na frente dos seus concorrentes! Se você quer entender melhor alguma parte ou tirar alguma dúvida, não deixe de comentar. Nós, da Imagem Scan, estamos aqui para te ajudar!