Quem nunca pegou material, mesmo impresso na gráfica, e teve a impressão que ele não estava tão nítido quanto idealizado?Para que seus trabalhos sejam impressos com a qualidade que você planeja — e paga, é importante tomar alguns cuidados ao enviar o arquivo para gráfica.

E pensando nisso, neste artigo iremos destacar os principais cuidados que você deve tomar na hora de montar, finalizar e enviar seus arquivos para impressão e ganhar como resultado final aquilo que você visualizou na tela do computador para a sua campanha.

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Utilize um programa gráfico

Nada de montar suas peças em Word ou Power Point. Para transmitir a qualidade que seus clientes merecem ao receberem a sua campanha, é preciso fazer seus anúncios em um programa gráfico como o Indesign, Photoshop, Corel Draw ou Ilustrator. Assim, você irá minimizar as chances de problemas, como proporções e qualidade de imagens, garantindo a fidelização das cores e a qualidade dos arquivos. Pensando nos programas gráficos, o Corel Draw é considerado um dos mais simples e fáceis de manusear. Caso você utilize algum desses softwares, é importante atentar à forma com que você trabalha as cores: escolha sempre o padrão CMYK, nunca o RGB. Além disso, sempre importe as imagens, deixando o recuso “copiar/colar” para outros programas: imagens e textos quando copiados de outros programas podem não ser reconhecidos na hora da impressão.

Envio em PDF

De forma a diminuir erros de compatibilidade e manter a qualidade do arquivo tal qual foi feito, a forma mais recomendada de fechamento para envio à gráfica é o PDF, através da versão X1-A. essa modalidade foi criada especialmente para o setor gráfico. Você pode enviar seus arquivos para em outros formatos como TIF, JPEG, PSD, AI, dentre outros. Porém a chance de erros acontecerem na hora da impressão e sua campanha não sair conforme planejada aumenta.

Atenção à escolha das imagens

Especialistas em arte gráfica recomendam que para uma boa impressão de imagens elas devem ter no mínimo 300 dpi. Normalmente, as imagens retiradas da internet têm uma qualidade bem inferior. Na hora de fazer sua busca, filtre-a para que só tenha acesso às imagens em alta resolução ou utilize um banco de imagens, esse é o que utilizamos na Imagem Scan. Isso vai te subsidiar para construir uma campanha melhor e garantir a qualidade dos arquivos.

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Transparências e sombreado

Independente da fonte, sempre que você utilizar algum sombreado ou transparência, converta esse elemento em imagem de, pelo menos, 300 dpi. As fontes devem ser convertidas em curva para que não haja o risco de serem alteradas. Isso irá garantir que o seu texto seja impresso com a mesma qualidade das imagens da sua peça gráfica.

Sangria

Para evitar que a guilhotina corte um pedaço do seu texto ou imagem, recomenda-se deixar uma margem tanto para dentro quanto para fora de, pelo menos, 0,5 cm.

Acabamentos

Caso você vá trabalhar algum acabamento especial, como por exemplo a aplicação de verniz ou um corte diferenciado, é preciso enviar um arquivo em separado com esse layout.

Bonecas

As provas são importantíssimas para garantir que você encontre impresso exatamente aquilo que foi idealizado para a sua campanha, evitando falhas no material final.

Centímetros, não pixels

Quando falamos de impressão de arquivos, devemos atentar que elas são feitas com medidas em centímetros e não pixels. Portanto, você deve montar seu arquivo seguindo essa recomendação.

Pantone

O Pantone é o padrão de cores universal quando falamos em impressão de materiais gráficos. Como a tela do computador é exibida em RBG e o padrão utilizado nos programas gráficos deve ser o CMYK, para que você consiga a cor desejada, sem riscos de erros, é preciso que seja utilizada uma escala cromática como a Pantone.

Tipo de material

Existe uma grande quantidade de materiais em que podemos imprimir e vários processos de impressão (digital, offset, UV, etc.). Para garantir que a finalização do seu processo seja satisfatória, é preciso conhecer qual o métodos e materiais serão adotados.

Lembre-se de enviar para a gráfica, juntamente com seu arquivo finalizado, todos os arquivos utilizados na criação. Aí entram imagens, fontes e textos.

Gostou das nossas dicas? Já passou por algum desapontamento com o material de publicidade que não foi impresso da maneira que você esperou/produziu? Então deixe seu comentário contando pra gente. E ah, não se esqueça dessas dicas para arrasar no conteúdo da próxima vez!

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