Programar a atividade empresarial para o próximo ano pode contribuir para antecipação do reconhecimento de necessidades e demandas da empresa, bem como auxiliar na tomada de decisões baseadas em critérios objetivos. Nesse contexto, o planejamento anual de marketing é um importante instrumento de estratégia gerencial que visa, através da avaliação das condições e resultados atuais da empresa, estabelecer metas e objetivos a serem alcançados, levando em conta as oportunidade e tendências do mercado.

No entanto, as funcionalidades de um plano anual de marketing bem estruturado vão além dos resultados que se espera de seu plano inicial, uma vez que é incontestável que sua correta aplicação, baseada em critérios coerentes, pode significar vantagens financeiras relevantes para a empresa. Quer saber mais sobre as essas vantagens? Então acompanhe conosco o post de hoje e entenda as vantagens de fazer um planejamento anual de marketing

Vantagens financeiras do planejamento anual de marketing

Elaborar um plano anual pressupõe preestabelecer as ações de marketing adequadas para alcançar as metas propostas, bem como o investimento necessário para executá-las. Dessa maneira, é possível manter o controle dos custos com os quais a empresa deverá arcar nos próximos períodos e, como isso, tornar mais eficiente também o planejamento financeiro.

Trata-se de uma ferramenta que possibilita à empresa analisar dados e resultados a fim de comparar a renda anual da empresa e o retorno aproximando dos investimentos em marketing. Viabilizando assim o estudo da relação custo versus o benefício do investimento, podendo avaliar e identificar as possíveis deficiências e qualidades que possam ser melhoradas ou aperfeiçoadas. O que, sem dúvida, reverterá em evolução e benefícios para a empresa.

O processo é simples: analisam-se as ações e resultados passados, comparam-se com as metas e objetivos futuros e estudam-se os caminhos para corrigir os erros, repetir os acertos, e então elaborar projetos ou planos estratégicos de atuação que levem em conta também as oportunidades do mercado e do negócio.

Planejar para aproveitar as oportunidades do mercado

Um bom plano anual de marketing deve se programar para as grandes oportunidades de alavancar seu negócio, e essa é uma das principais funções de um planejamento estratégico. Da mesma forma, o plano permite prever as possibilidades de mudanças de comportamento e de padrão de consumo no mercado.

Exemplos disso são as datas comemorativas anuais, como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, natal e etc. Cada qual tem a sua relevância em determinados setores empresariais e são responsáveis por alterações no padrão de consumo, geralmente, positivas nos resultados financeiros das empresas.

Essas épocas em que o mercado fica mais aquecido é um bom momento para explorar os recursos visuais e diversidades de canais de comunicação com os consumidores, executando campanhas de marketing eficientes, previamente planejadas e orçamentadas.

Nesse ponto é que a empresa tem como aliado o planejamento anual de marketing, haja vista que, com as estratégias de atuação e os investimentos predeterminados, é possível agir com nortes seguros e, consequentemente, boas expectativas de resultados, principalmente financeiros.

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