Quando falamos em estratégias de marketing, sejam elas para o meio digital ou para o offline, a importância de contratar uma empresa de comunicação visual costuma passar despercebida.

A verdade é que, hoje, mais que nunca, vivemos em uma era de forte apelo visual, seja quando estamos em frente à tela do computador, da televisão, do celular, ou mesmo andando na rua e observamos os vários outdoors, fachadas e anúncios em lojas.

Subestimar o poder da comunicação visual em meio a esse contexto contemporâneo certamente mina todo o potencial de sua empresa em conquistar mais clientes e ser lembrada mais facilmente diante desse bombardeio de informação a que somos submetidos.

Em vista desse cenário, aproveite a leitura de hoje e entenda 6 vantagens de contratar uma empresa de comunicação visual!

1. A comunicação visual diferencia sua marca

Já é comprovado cientificamente que respondemos a estímulos visuais muito mais rápido do que outras sensações — talvez daí um dos porquês de o mundo ter se tornado tão visual.

Pensando nisso, você pode imaginar o quanto a representação visual de sua marca terá de ser eficaz e convincente para chamar a atenção e despertar a curiosidade de seu público em meio a tantos outros concorrentes — lembre-se de que, agora, a concorrência não se limita mais ao mundo offline.

Inicialmente você precisa definir como a sua marca quer ser percebida pelos clientes. E isso será a identidade visual da sua empresa. Nesta fase sua empresa precisa de um bom designer ou uma agência de propaganda para criar essa identidade visual e os outros materiais necessários que serão feitos sob medida com a cara e o propósito de sua empresa.

Desenvolver um bom material visual vai além de senso estético e envolve questões técnicas e teóricas, como a combinação de cores, formas, tamanho e fontes (estilo de letra).

2. Os custos de produção são baixos

Se formos comparar os investimentos necessários para divulgar sua marca em outros formatos de publicidade, como comerciais de televisão, ou mesmo uma grande campanha de marketing digital, os custos da comunicação visual estão muito aquém dos demais, mas, em contrapartida, são capazes de gerar grandes resultados.

Conforme temos dito, a transformação digital colocou o foco no usuário na internet e, mesmo fora desse ambiente, o consumidor tem estado cada vez mais empoderado. O leque de opções ofertado pela concorrência acirrada faz com que as empresas precisem de algo que chamem a atenção do público de forma instantânea e eficiente.

E a comunicação visual estratégica faz isso sem que saia muito caro para o bolso da empresa que necessita do serviço.

3. O know how favorece bons resultados

Por estarem envolvidas com diversos processos de produção visual todos os dias e atenderem aos mais diversos tipos de clientes, as empresas de comunicação visual sabem como desenvolver e acompanhar todo o processo necessário para a produção de um material efetivo para os parceiros.

Esse processo vai desde a produção voltada para o meio digital quanto para o offline, envolvendo as seguintes etapas:

  • reunião com a empresa parceira para discutir a concepção do projeto visual;
  • produção do projeto visual da empresa e feedback;
  • envio e acompanhamento da produção do projeto para a gráfica — profissionais inexperientes podem enfrentar muitos problemas nessa etapa;
  • preparação e montagem do material em exposições e estandes;
  • desmontagem segura do material impresso.

Essas são apenas algumas das etapas possíveis. Dependendo do projeto visual, muitos outros estágios ainda podem ser inclusos nesse processo. Conte com uma boa empresa de comunicação visual para lhe ajudar nisso.

4. As vantagens se estendem a todas as mídias

Você já deve ter percebido que temos reafirmado o quanto a comunicação visual se aplica tanto ao meio digital quanto ao offline.

Uma mesma identidade visual, ainda que possa sofrer alterações e adaptações para melhor atender determinada mídia, pode ser aplicada nos mais diversos meios a fim de estender a estratégia de comunicação visual para outras vertentes.

Se pensar bem, em todas as mídias existe a presença de um projeto visual — até mesmo para a rádio, com seus logotipos e chamadas em revista, televisão e internet. Por isso, um bom plano de comunicação visual pode se estender a diferentes tipos de mídia sem perder o foco ou dissipar seu apelo com o público ou persona.

5. As estratégias de marketing são alinhadas

Seria impossível falar em plano de comunicação visual sem incluir as estratégias de marketing digital e offline.

Toda comunicação visual, conforme o termo sugere, tem uma determinada mensagem ao público, e se essa mensagem não estiver alinhada a outros preceitos que regem a empresa e as estratégias de marketing que procuram reforçar essa ideologia, os resultados serão bem menos efetivos que o esperado.

Por isso, ao falarmos em um projeto visual, estamos nos reportando a algo muito maior do que deleitar os olhos de quem vê o nosso trabalho. De pouco valerá esse deslumbre estético se não estiver amarrado a outras ideias e concepções que dizem respeito à empresa que se comunica com seu público.

Ao trabalhar com uma empresa de comunicação visual, não hesite em alinhar as estratégias de marketing com o projeto a ser desenvolvido. Dessa forma, você potencializa a produção para colher os melhores resultados possíveis.

6. A melhoria da imagem atrai mais clientes

O velho ditado “a primeira impressão é a que fica” é bem verdade quando falamos em comunicação visual… e você não vai querer perder a chance de impressionar sua clientela, não é mesmo?

Ao reforçar a imagem da sua empresa por meio de uma comunicação visual arrebatadora, você realiza os seguintes feitos:

  • faz de sua marca algo memorável na mente do cliente;
  • consegue ser mais facilmente lembrado pelo público;
  • propicia o aumento das indicações de produtos e serviços da sua marca;
  • facilita a assimilação de seu logotipo e toda comunicação visual pelo público;
  • torna-se referência em seu ramo de atuação em vista do crescimento da marca.

Como você pôde ver, a comunicação visual vai muito além de uma questão meramente estética e envolve, de fato, um diálogo permanente e eficaz com sua clientela.

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