Os clientes gostam de visitar lugares bonitos e bem organizados. Entretanto, criar a decoração do seu estabelecimento pode importar em muito mais do que somente agradar os clientes: o recurso pode servir de tática para se comunicar melhor com quem compra com você.

Há diversas formas de uso da comunicação visual na decoração de ambientes. Com um pouco de orientação, você verá o quanto esse artifício pode ser eficaz para a sua marca e as suas vendas!

Quer melhorar a comunicação visual na sua loja ou negócio? Veja como utilizar essa técnica na decoração de ambientes!

Use a comunicação visual na decoração de ambientes

Imagens, adesivos, citações, cores — tudo isso está incluso no “pacote” da comunicação visual. O mais importante é conhecer o seu público, para trabalhar com elementos que certamente vão atraí-lo.

Veja alguns exemplos eficazes:

Percepção de letreiros

Um bom letreiro precisa de tipografia (fonte) legível e de alta qualidade. O tipo de letra aproveitado também comunicará algo para quem observa, provocando alguma sensação ou conceito.

O letreiro personalizado deve deixar em evidência a marca da loja, apostando-se na melhor legibilidade possível. Quem passa pela sua fachada deve compreender o que está escrito de forma rápida, pois isso facilita também a memorização.

Você pode ter fachadas com apenas letras, painéis de vidro, impressão digital, entre outros materiais.

O uso de adesivos de decoração

Os adesivos decorativos podem ser um ganho interessante para o espaço.

Com alta capacidade de personalização, eles são fáceis de aplicar e de ser removidos quando necessário. Podem completar detalhes nas paredes ou preenchê-las por completo, dependendo da sua proposta visual.

Trata-se de ótima opção para citações, por exemplo. Uma frase inspiradora ou um poema prende a atenção do observador por alguns instantes e gera interesse para a loja.

As imagens em alta resolução

Um belíssimo painel de fotos pode atrair os olhares curiosos e provocar emoções. Imagens podem reforçar o reflexo visual: pense nos formatos e tamanhos antes de aplicá-las.

Sobretudo em um merchandising benfeito, uma imagem pode valer mais que mil palavras.

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Conheça a psicologia das cores

As cores são poderosas influenciadoras visuais. Nos ambientes comerciais, elas podem ser determinantes para a decisão de compra. Por isso, deve-se conhecer bem o seu significado, para que elas sejam suas aliadas.

Amarelo

Cores “quentes” ou “frias” transmitem diferentes tipos de emoção em quem as observa. Veja como exemplos as cores primárias: amarelo, vermelho e azul. O amarelo é uma cor quente, e a mais brilhante delas. É considerada uma cor que estimula os sentidos, o otimismo, a alegria.

Vermelho

O vermelho também é outra cor quente. É considerada a mais quente de todas elas, inclusive. Desperta paixão, estimula a energia e, por estar relacionada ao sangue, pode instigar também as batidas do coração e a respiração.

O vermelho é uma tonalidade que transmite confiança e proteção. Pode ser usada para “provocar” o apetite em ambientes comerciais.

Azul

Já o azul, ao contrário das anteriores, é uma cor fria. Sua aplicação pode proporcionar o relaxamento, por representar calma, segurança e espiritualidade.

É uma cor de contemplação e pode estimular a criatividade. Ótima para lugares corporativos.

Cores secundárias

Nas cores secundárias frias, temos o verde e a sua ligação com a saúde, a limpeza e o equilíbrio. Por estar relacionada à natureza, transmite valores de crescimento e fertilidade. E pode aliviar o estresse.

Já o roxo comunica o sentimento de valor, nobreza, sucesso e sabedoria. Pode ser ideal para as lojas de maquiagem, por exemplo.

Conhecer os significados de algumas cores facilita a escolha e suas formas de combinação. Por exemplo: o McDonald’s e a mistura icônica de vermelho com amarelo incitam os consumidores a abrir o apetite e mexem com os sentimentos de alegria e satisfação deles.

Também a Starbucks, que combina o verde da tranquilidade, saúde e natureza com a cor terrosa marrom, que proporciona mais relaxamento. A pausa para um café nunca foi tão responsável por aliviar o estresse do dia a dia, não é?

Agora que já conhece as opções de uso da comunicação visual na decoração de ambientes, aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdo e melhorar ainda mais o seu negócio!

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