Cenografia de eventos é uma palavra que nos remete, geralmente, ao universo da televisão, do teatro ou do cinema. Quando a ouvimos, logo pensamos em um palco sendo montado ou em uma casa posicionada dentro de um estúdio.

Porém, agora, a cenografia se ampliou e não pertence somente ao mundo das artes. Ela também está sendo usada para chamar a atenção do público nos mais diversos tipos de eventos.

Se você nunca ouviu este termo, não sabe o que significa, quais são as vantagens em aplicá-lo e como fazê-lo, fique tranquilo! Nós explicaremos estes tópicos a seguir:

O que é cenografia de eventos?

A cenografia de eventos foi pensada para melhorar as sensações do público. Ela engloba a iluminação, sonorização, a sinalização do evento e até o vestuário das pessoas que fazem a festa. Ou seja, a cenografia cuida de todas as características do ambiente para deixá-lo atraente e para que o cliente tenha uma determinada sensação ao estar naquele local.

Em uma festa de lançamento, por exemplo, o ambiente remeterá ao produto que está sendo apresentado. O evento será organizado de acordo com as singularidades do serviço que está sendo oferecido pela empresa.

Blog-Instagram

Qual é a importância da cenografia?

Hoje em dia, a concorrência está cada vez mais acirrada e as empresas têm que atualizar suas estratégias constantemente para conquistar o cliente e fidelizá-lo. Fazer eventos é somente uma das ações de uma instituição para chamar a atenção de seu público.

No entanto, apenas realizar uma festa não é suficiente para o consumidor de hoje. O evento deve ficar na memória do indivíduo: ele tem que se lembrar dos bons momentos e das boas sensações que viveu com a marca.

O papel da cenografia de eventos é fazer, de uma festa comum, um evento inesquecível. Com ela, a empresa será capaz de se aproximar do público, de ser lembrada de uma forma positiva e de conquistar os antigos e novos clientes!

Como realizar a cenografia de um evento?

Primeiro, o responsável deve pensar qual é o objetivo do evento (lançar algum produto, uma comemoração etc.), qual é o público-alvo (adultos, adolescentes ou crianças) e qual a imagem que a marca deseja passar na festa.

Em seguida, ele terá que escolher qual tipo de celebração combina mais com esses objetivos. Alguns tipos de festa são tendência e se encaixam em diversas situações, como fazer eventos que provoquem experiências sensoriais ou comemorações temáticas.

No lançamento de um vinho, por exemplo, é significativo aromatizar o ambiente com um perfume que lembre o sabor da bebida, além de oferecer comidas que combinem com o líquido e dar ao local um tom mais elegante e moderado.

É interessante fazer uma festa temática, no lançamento de um livro, que remeta ao universo da obra. Se ela se passar em outra década ou até mesmo em outro planeta, peça para os convidados irem a caráter e decore o espaço de acordo com o que é descrito no livro.

As luzes também são parte importante da decoração. Elas sempre estarão presentes na organização da cenografia: o que muda é a forma como serão usadas, dependendo do estilo do evento.

Ao final, é importante não se esquecer do brinde para o convidado. Eles fazem com que o público se sinta especial e ainda faça marketing orgânico para sua marca (se o mimo puder ser utilizado em outras ocasiões). No caso do lançamento de um vinho, é encantadora a ideia de oferecer uma taça personalizada com o nome da empresa. Na festa temática do livro, o brinde poderia ser um marcador de página também personalizado.

Agora que você já sabe o que é a cenografia de eventos e qual a importância dela, por que não começar a testá-la nos eventos de sua empresa? Não perca a oportunidade de impressionar seus clientes e conquistá-los cada vez mais. Deixe aqui nos comentários suas impressões sobre o tema e também sobre nossas dicas!

Solicite Orcamento