Adesivo Recorte Eletrônico

//Adesivo Recorte Eletrônico

Adesivo Recorte Eletrônico

A sinalização através de adesivo recorte eletrônico é uma das primeiras técnicas de comunicação visual a chegar ao Brasil, e até hoje é muito utilizada para confeccionar adesivos promocionais para vitrines, sinalização de ambientes (placas), aplicação em fachadas (letreiros), sinalização de carros, caminhões, barcos e aviões.

No exemplo da foto acima, utilizamos adesivos recortados para fazer uma sinalização de piso e após sua aplicação sobre o piso, aplicamos outro adesivo de proteção (antiderrapante) próprio para esse tipo de sinalização.

Equipamento

A ploter utilizada para recortar o adesivo é similar a uma ploter de impressão, sendo que no lugar das cabeças de impressão, há uma faca de corte.

A principal vantagem em usar o adesivo fabricado propriamente para se recortado é a maior durabilidade das cores quando em ambiente externo, principalmente se tiver em exposição ao sol.

Adesivo Recorte Eletrônico

adesivo recorte eletronico

Existem diversos tipos de adesivos que podem ser utilizados para corte, como: calandrado, cast, refletivo, translúcido, jateado e muitos outros, e a escolha do tipo certo é fundamental para garantir a durabilidade e o efeito desejado da sinalização.

Além do tipo do adesivo, também devemos estar atentos a gama de cores disponíveis em cada modelo, a fim de saber se podemos usar uma cor já existente ou se vamos precisar imprimir a cor em um adesivo branco antes do corte. Atualmente os equipamentos de impressão e recorte possuem sensores para facilitar esse trabalho.

Após a impressão, o equipamento de recorte eletrônico efetua a leitura dos registros que foram impressos junto com o material e inicia o corte de acordo com o arquivo de corte, que deve ser preparado junto com o arquivo de impressão.

Instalação

Para instalar o adesivo recorte eletrônico é necessário utilizar uma máscara de transferência para que os pedaços do adesivo já depilados possam ser transferidos do papel (liner) para a superfície desejada. Sem essa máscara de transferência não é possível colar o adesivo já montado, somente pedaço por pedaço, o que dificultaria muito a instalação.

 

By | 2017-09-15T17:02:43+00:00 janeiro 11th, 2017|Categories: Comunicação Visual|Tags: , |0 Comments